A Prefeitura de Passo Fundo entregou para a comunidade o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que tem o objetivo de funcionar como uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade. O ato de inauguração foi realizado na sexta-feira (28).
O Centro POP abriga um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, como o rompimento ou fragilização de vínculos familiares, uso de substâncias psicoativas, prática de mendicância, dentre outras.
O prefeito Luciano Azevedo destacou o empenho de toda a equipe da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) pela superação e capacidade. “A inauguração desse serviço tem um significado transformador. É desafiador melhorar a vida das pessoas, ajudá-las a superar suas dificuldades. É isso que estamos fazendo hoje, buscar dar dignidade para o ser humano”, ressaltou o prefeito.
O primeiro objetivo do serviço é dar referências a essas pessoas e proporcionar um espaço adequado para o acolhimento necessário, no intuito de trabalhar as questões pessoais e familiares, na busca da valorização e da reinserção social. A equipe conduzirá o trabalho com um olhar diferenciado, a fim de vincular pessoas em situação de rua às políticas de atendimento que servem de suporte para o Centro.
Com o nome de Centro POP Júlio Rosa, é feita uma homenagem ao comunicador Júlio Rosa, que consolidou sua carreira profissional em Passo Fundo como referência tanto para os colegas de profissão, quanto para os ouvintes, como alguém que sempre estendeu a mão em ajuda aos necessitados.
O secretário da Semcas, Saul Spinelli, observou a preocupação da gestão com o cuidado das pessoas.