As lideranças da Vila União comemoram duas conquistas importantes para a comunidade: a conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a autorização para obra da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amizade. Duas demandas represadas há tempo e que a associação de moradores tinha como prioridades.
A presidente da Associação de Moradores da Vila União, Gorete Vieira, salienta que a garantia da UBS é uma vitória que possibilita um melhor atendimento aos moradores e também proporciona condições de trabalho a equipe. Já sobre as obras da EMEI Amizade, a líder comunitária destaca que o prédio precisa de ampliação e reformas para garantir o atendimento de muitas crianças da Vila União e também da região. “Estamos felizes com estas conquistas”, afirma Gorete.
Atualmente, a unidade de saúde funciona na rua Lava Pés e será transferida para o novo prédio na rua Alferes Rodrigues no próximo mês. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Arthur Rosa Filho, hoje são atendidos em torno de 8 mil famílias e o novo prédio prevê duas equipes do Programa da Saúde da Família (PSF). O secretário garante que além da equipe, professores e alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizarão trabalho de extensão. Estão sendo providenciados os móveis e a previsão de inauguração é no mês de abril. Foram investidos R$ 750 mil, sendo R$ 266 mil de emenda parlamentar do então Deputado Federal Beto Albuquerque e contrapartida do município.