De quem é a responsabilidade? Prefeitura ou Daer? Esta é a pergunta que todos fazem quando passam pela RS 153 e conferem a escuridão no acesso da comunidade do Jardim América, mais precisamente próximo ao Seminário Nossa Senhora Aparecida.
Os moradores ligam para a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais e os servidores do município informam que aquele local é domínio do Daer e, quando ligam ao Daer, os mesmo dizem que o município fez a obra sem autorização do departamento e com isto deve também providenciar a manutenção. Outras vezes dizem que o Estado está quebrado e não tem previsão de arrumar as luminárias. O secretário Cristiam Thans informa que a manutenção da iluminação passou para o município que já providencia ações que resolverão o problema.
Magda Carvalho, moradora da RS 153 há mais de quarenta anos desabafa que é uma falta de respeito, pois paga IPTU e também IPVA e ninguém decide quem arruma as luminárias. Carlos Loris, que mora no Jardim América, reclama da escuridão e falta de sinalização no acesso de sua comunidade.
O secretário frisa ainda que as luminárias queimadas serão trocadas e a reposição de postes caídos está em fase de licitação da empresa para a mão de obra, uma vez que o material já foi adquirido pelo município. “Em uma semana faremos o conserto das luminárias e a reposição dos postes, tão logo a licitação seja finalizada”, informa o Secretário.