Os organizadores do Acampamento da Criança com Diabetes promovem, no dia 22 de agosto, a ação “Vaca atolada drive thru”. O objetivo é arrecadar recursos, que serão utilizados para subsidiar a terceira edição do acampamento que acontece em novembro e é destinado a crianças com diabetes de Passo Fundo e região. Os cartões já estão à venda. A programação acontece no dia 22 de agosto, das 11h às 14h, no Estacionamento do CTG Lalau Miranda.
A porção será entregue em embalagens para que as pessoas possam levar para casa, em sistema de drive thru. A vaca atolada será preparada pelo chef Giovano Bringhenti e a realização é da Universidade de Passo Fundo, do Lions, do Hospital São Vicente de Paulo e do Grupo de Escoteiros. O valor da porção é de R$ 35. Todo o recurso arrecadado será revertido em ações em benefício das crianças com diabetes que participam do projeto e em outras iniciativas relacionadas. Outras informações podem ser obtidas em contato pelo e-mail [email protected]. O mesmo endereço eletrônico é referência para contatos e outras consultas sobre o Acampamento e sobre como é possível participar e colaborar com a iniciativa.
Pontos de venda:
UPF Campus I: UPFTV e quiosque Exclusiv/Nestle, no Centro de Convivência.
UPF Campus II: secretaria da Faculdade de Medicina, com Rosimeri.
Posto BR Paissandú - Rua Paissandú, 1293 - Centro
Posto Shell Morom - Rua Morom, 1365 - Centro
Loja Mário Tintas - Av Brasil Centro, 14 cj 2 Centro
Acampamento da criança diabética
A ação iniciou em 2014 e é inovadora para o tratamento das crianças diabéticas que fazem uso de insulina. O objetivo do projeto é enfatizar a importância do autocuidado através da convivência entre pacientes que enfrentam a doença crônica, por meio de atividades lúdicas, orientadas por profissionais das áreas da saúde, educação e artes. A iniciativa tem como referência as experiências da Associação de Diabetes Juvenil, sediada em São Paulo, SP. O evento é direcionado para crianças diabéticas de seis a 12 anos, acompanhadas por responsável. Dados estatísticos apontam que, anualmente, cerca de 25 novos casos de diabetes são diagnosticados em Passo Fundo. “Somos polo de referência em alta complexidade, mas não temos um serviço específico que faça atendimento integral da criança com diabetes. Não temos nem cadastro único de quem são os pacientes em Passo Fundo ou na região”, enfatiza a professora da UPF, Cristiane Barelli,
Entidades mobilizadas para criar Associação da Criança com Diabetes
A UPF, o Lions Clube LD7, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o Grupo Escoteiro Maragatos e pais de crianças com diabetes estão mobilizados para criar uma associação que represente juridicamente os interesses dessas crianças. O objetivo é criar uma associação que permita o planejamento e execução de ações de médio e longo prazo, a exemplo do Acampamento da Criança com Diabetes, que está com a terceira edição marcada para o próximo mês de novembro.
As reuniões do grupo acontecem periodicamente para organizar o estatuto, planejar ações e dar os encaminhamentos necessários para a fundação da associação. Conforme a professora da UPF, a partir dos Acampamentos da Criança com Diabetes surgiu a ideia de se criar essa entidade. “A partir disso, pode até se pensar em instituir em Passo Fundo um centro de referência, a exemplo de Porto Alegre, com o Instituto da Criança com Diabetes, que é uma entidade sem fins lucrativos criada para oferecer uma atenção à saúde mais qualificada para esses pacientes e suas famílias”, sugere a professora Cristiane.