As diretorias das Associações de Moradores que estão devidamente regularizadas escolherão a nova presidência da Uampaf. A eleição será no dia 27 de setembro. O Comunidade em Ação traz, esta semana o perfil e as propostas dos dois candidatos que disputam a entidade.
João Mattos:
Defender a pauta das associações com independência
João Carlos Mattos foi presidente da Associação de Moradores da Vila Tupinambá, presidente do Conselho Deliberativo da Uampaf e também atua como conselheiro do Conselho Municipal de Saúde. Concorre a presidência da Uampaf pela chapa 03. João Mattos destaca que tem por objetivo defender um projeto que proporciona a valorização das lideranças. Para ele transformar a entidade em auto-sustentável é prioridade para garantir a independências nas suas ações.
Para João Mattos a disputa valoriza o debate e coloca e encaminha a entidade para um ambiente de proposição.
Transporte: Quer licitação, passagem integrada e ainda corredor de ônibus. Para ele isto trará qualidade no transporte da população e passagem mais barata.
Agenda com Executivo: Garantir audiência das associações com o Prefeito e seus secretários. Isto vai garantir agilidade no atendimento das demandas.
Cab e Uampaf: Defende a existência do vínculo, mas com tarefas claras de independência do movimento comunitário. É a ligação entre as associações e executivo.
Conselhos municipais: Uampaf deve ter acento em todos os conselhos e consolidar políticas públicas para a cidade. Ele defende na saúde a política do SUS e na educação turno integral nas Emeis.
Meio turno das creches: É contra e defende turno integral, principalmente para os pais que trabalham. As crianças estão hoje correndo risco por ficarem com pessoas despreparadas em casa, pois os pais estão trabalhando.
Ginásio da Uampaf: Revitalizar com jogos, campeonatos, ações com a comunidade e com isto manter financeiramente a entidade.
Drogadição: Participar dos conselhos e comitês para implementar políticas de prevenção. Valorizar ações que envolvam os jovens e as famílias nas vilas e bairros. Isto é prevenção.
Pautas de reuniões: Demandas das comunidades e cobrança para efetivar o atendimento. Dar espaço aos presidentes para seus relatos e suas prioridades.
Segurança: Ativar postos policiais e posto móvel.
Lombadas: Debater sinalização e lombadas próximo as escolas e também educação do trânsito.
Terrenos baldios: Fiscalização e multa para os proprietários.
Redução idade penal: A favor e cita morte de pais de famílias por jovens que tem o direito votar e não respondem pelos seus atos.
Colégio eleitoral: A favor de uma ampliação para todos aqueles que ocuparam cargos nas associações e diretorias da Uampaf, mas contra para abertura geral da comunidade.
Meio turno na Prefeitura: Contra e destaca que mesmo que a Prefeitura fique aberta o dia inteiro, as pessoas não estão trabalhando no horário de seu concurso. Para ele tem gente ganhando 44hs/semanal e trabalhando 30hs. A economia não compensa pelo não atendimento à população.