A reclamação da falta de espaço nos cemitérios é constante em Passo Fundo. O município possui oito cemitérios municipais e, com exceção do Jardim da Colina, a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG) garante que todos os outros estão lotados. No entanto, a população questiona e salienta que há sim vários espaços vagos nos cemitérios que não são liberados para familiares com entes queridos falecidos.
Entre os cemitérios mais procurados pelas famílias estão o Petrópolis, o São Miguel, o Vera Cruz, o Ribeiros, entre outros, por estarem mais organizados ou por terem familiares sepultados. O secretário da STSG, Cristiam Thans, destaca que todos os terrenos vazios possuem alvarás e não podem ser liberados para outras famílias, mas que o Jardim da Colina tem espaço e está organizado para atender as famílias.
Edital
O município está preparando um edital para efetuar o recadastramento dos terrenos nos oito cemitérios para resolver esta questão dos terrenos vazios e também de túmulos abandonados. “As comunidades terão um prazo para construir ou devolver os espaços que hoje estão vazios”, revela Thans. Outra novidade anunciada é um plano diretor para os cemitérios, no que se refere às ocupações de espaço e regras para construção dos jazigos, túmulos, gavetas e capelas. Além dos oito cemitérios, a STSG informa que estão funcionando em torno de dez capelas mortuárias, grande parte delas com zelador 24 horas para cuidar destes espaços e também dos cemitérios.