Arte toma conta das obras da Gare

Tapumes serão pintados pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais da UPF e alunos da Escola Cecy Leite Costa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os dois mil metros de tapumes do entorno da obra da gare recebem nas próximas semanas a pintura de diversas árvores em uma releitura do reflorestamento, provocando a reflexão e a necessidade da preservação dos espaços públicos. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Artes Visuais. 

As ações são coordenadas pela professora Mariane Loch Sbeghen com os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) “É a possibilidade da comunidade refletir sobre a transformação do Parque da Gare, mostrando o que a arte proporciona. Estamos desenvolvendo um projeto que trabalha a pintura de árvores, porque a árvore significa um ciclo, plantação e colheita. Assim, podemos fazer um reflorestamento cultural de um espaço importante para a comunidade”, conta a professora.

Os estudantes do 1º ano do ensino médio do Instituto Educacional Cecy Leite Costa também irão participar do processo de transformação dos tapumes durante as aulas de artes visuais. “Enquanto a Gare é um mistério para a população, temos a oportunidade de trazer a arte mais perto deles, ampliando a importância da grafitagem e o respeito ao espaço público”, conta Amábile Scorteganha, acadêmica do curso de Artes Visuais.

As obras seguem o cronograma previsto e no primeiro semestre de 2016 o parque deverá ser entregue à população. “A ação artística vem atrair o olhar para o parque e antecipa a apropriação deste importante espaço pela comunidade. A arte tem como objetivo sensibilizar para a importância do cuidado e da preservação do novo parque da Gare?, explica secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.

Gostou? Compartilhe