Conhecendo o patrimônio natural e religioso do loteamento Schisler

Trabalho revela a diversidade religiosa do loteamento Professor Schisler e a riqueza da natureza existente no bairro

Por
· 3 min de leitura
Estudantes fizeram pesquisas para resgatar a história do loteamentoEstudantes fizeram pesquisas para resgatar a história do loteamento
Estudantes fizeram pesquisas para resgatar a história do loteamento
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dyógenes Martins Pinto desenvolveram trabalhos em busca da valorização do patrimônio local buscando resgatar a identidade do bairro, suas próprias identidades e a preservação do patrimônio natural do loteamento Professor Schisler. As atividades fizeram parte do projeto Rede de Memórias da Universidade de Passo Fundo (UPF), que deu origem a quarta temporada do Programa Momento Patrimônio, exibido neste ano na UPF TV.

A escola foi uma das seis instituições de ensino que participou do projeto Rede de Memórias. Foram feitas pesquisas sobre os nomes das ruas, diversidade religiosa e cada aluno confeccionou uma árvore genealógica para conhecer as suas origens. O projeto possibilitou um resgate da identidade do bairro e do aluno. “Fizemos uma árvore genealógica para identificar a si mesmo e os familiares. Vários alunos não sabiam suas origens e nem o nome dos avós. O trabalho ajudou os alunos a buscar suas próprias identidades”, destacou a professora da escola, na época, Liane Kirinus.
O professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), Dr. Marcos Gerhardt, destacou durante o programa os resultados positivos proporcionados pelo projeto Rede de Memórias aos estudantes. “Quando a escola leva seus alunos conhecerem o bairro, permite que os estudantes construam o conhecimento. É inovador porque os alunos se tornam participantes do processo e constroem, junto com a comunidade e professores, o conhecimento histórico”, enfatizou o professor.

Diversidade religiosa
A diversidade religiosa também foi um dos aspectos pesquisados pelos estudantes. “Foram feitas visitas em diversas igrejas e templos para identificar e compreender as correntes religiosas existentes no loteamento. Essa diversidade religiosa e cultural do bairro é muito bonita”, revelou a professora.
Um dos locais visitados foi a Capela de São Miguel, que é patrimônio histórico do município, e uma referência para a comunidade. “Esta Igreja tem muita história. A imagem de São Miguel, encontrada pelos índios, faz parte da história da gente. Este local virou um ponto histórico da cidade”, destacou a aluna Amanda Sales.

Valorizando o patrimônio natural
Um dos principais aspectos enfatizados durante a atividade foi o patrimônio natural do loteamento, devido a presença de nascentes, córregos e vegetação. “Fizemos algumas visitas pelo bairro e algumas delas, como na nascente do córrego que atravessa o bairro, foram impactantes. O patrimônio deve ser preservado pela comunidade. E esses jovens conhecendo estes locais, se dão conta disso e acabam assumindo esta responsabilidade. Os alunos perceberam, por exemplo, que a nascente do córrego que atravessa o bairro está comprometida”, observou a professora Liane.

A preservação do patrimônio natural do bairro é essencial para o desenvolvimento local. “Mostramos o patrimônio natural do bairro para que os alunos se conscientizem e possam preservar para as futuras gerações. As águas da nascente que visitamos passam pelo loteamento Schisler e é importante preservar esta nascente”, ressaltou a professora Marines Casagrande.

A visita foi destacada pela aluna Fernanda Gonçalves. “Estamos conhecendo o desenvolvimento do bairro. Como ele era e como está agora. Isso tudo era campo e hoje tem muitas casas e indústrias. Muitas vertentes acabaram sendo destruídas”, observou a aluna.
Os estudantes mostraram preocupação com a situação do patrimônio natural do bairro. “Investigamos a situação das nascentes, cujas águas deságuam na comunidade de São Miguel, que é patrimônio histórico natural. Há um descaso com estes locais, está cheio de lixo”, salientou o aluno Eduardo Santos.

A professora da Faculdade de Direito da UPF, Elenise Felzke Schonardie, destacou a importância dos alunos conhecerem este patrimônio natural. “As nascentes e seu entorno formam uma Área de Preservação Permanente. Todo o cidadão tem o dever de proteger essas áreas. Esse projeto faz com que os jovens percebam a exuberância da natureza e que existem regras que determinam que esses locais precisam ser protegidos. Esses alunos também passam a ser fiscalizadores desses espaços”, destacou Elenise.

Momento Patrimônio nas páginas de ON
A 4ª temporada do Programa Momento Patrimônio, exibida pela UPF TV, apresentou durante o ano de 2015 programas com aspectos históricos e patrimoniais de seis comunidades passo-fundenses. O tema desta temporada foi “Rede de Memórias” e envolveu seis escolas municipais de ensino fundamental: Urbano Ribas, Wolmar Salton, Padre Anchieta, São Luiz Gonzaga, Frederico Ferri e Dyógenes Martins Pinto.
O Programa Momento Patrimônio é vinculado ao Centro de Cultura, Comunicação e Patrimônio da UPF e é coordenado pelo curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Gostou? Compartilhe