Rua Livramento: Moradores querem suspender sentido único

Mudança estaria provocando prejuízos aos moradores e empresários

Por
· 3 min de leitura
Reunião entre a comunidade e o poder público foi realizada para discutir os impactos causados pela alteração no trânsito na rua LivramentoReunião entre a comunidade e o poder público foi realizada para discutir os impactos causados pela alteração no trânsito na rua Livramento
Reunião entre a comunidade e o poder público foi realizada para discutir os impactos causados pela alteração no trânsito na rua Livramento
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma alteração no trânsito da rua Livramento, no bairro Boqueirão, não está agradando moradores e empresários. A mudança no sentido da via aconteceu há cerca de 40 dias e a rua passou a ter sentido único. No final do mês de abril, foi realizada uma reunião entre a Associação de Moradores do bairro Boqueirão, empresários, moradores e Secretaria Municipal de Segurança Pública para discutir as alterações.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Boqueirão, Mauro Moreira, não há justificativa para a mudança no trecho. “É a rua mais larga de Passo Fundo e não tem maiores problemas de acidente. Não entendemos a necessidade de sentido único em apenas duas quadras. Este é o principal acesso ao bairro Boqueirão e para as demais comunidades dessa região”, comentou Moreira.
Além disso, os empresários estão reclamando da queda no movimento e nas vendas após a mudança. “O comércio reduziu suas vendas em 40%. Tem empresários fechando as portas. Depois da reunião tentamos contado com o engenheiro responsável da Secretaria de Planejamento, deixamos recado, mas até agora não recebemos nenhum posicionamento”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores.
O secretário de Segurança Pública, Darci Gonçalves da Rosa, que estava presente na reunião, informou que a reivindicação ainda está sendo analisada. Uma análise técnica deverá ser feita no local por um engenheiro da Prefeitura de Passo Fundo para verificar a situação.

Farmácia Mais Perto
Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar medicamentos à população nos bairros e no interior do município, o Programa Farmácia Mais Perto oportuniza ao usuário o acesso ao catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde. O cronograma do mês de maio de 2016 já está disponível no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br).b A iniciativa é voltada para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias, Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Diariamente, o veículo adaptado percorre pontos da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade. Informações sobre o cronograma de atendimento e participação do programa podem ser esclarecidos com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.


Loteamento Santa Rita recebe obras de asfalto
O loteamento Santa Rita foi beneficiado com a pavimentação de nove quadras da rua José Pinto Demaman. No momento, estão sendo feitos trabalhos de preparação da via, com patrolamento e alargamento da extensão, empedramento e canalização. Por fim, será colocada a massa asfáltica, etapa final do processo de implantação de asfalto novo para a comunidade.
As obras feitas pela Prefeitura de Passo Fundo, fazem parte do conjunto de serviços que compõe o Programa A Maior Obra é Você. “Milhares de pessoas serão beneficiadas com as obras, uma reivindicação que contempla não só os moradores, mas também quem transita pelo nosso bairro”, contou o morador Oneide Bedin Machado.
As obras das ruas São Judas Tadeu e 25 de Dezembro também estão em andamento. A iniciativa tem como objetivo melhorar o acesso aos pedestres e motoristas e valorizar o bairro. A comunidade do Loteamento Santa Rita já recebeu obras de ampliação da Escola Municipal Dom José Gomes, construção da Escola de Educação Infantil Cantinho da Ritinha e pavimentação asfáltica em mais de 30 quadras.

 

Cadastro das bicicletas compartilhadas
Quem quiser se habilitar para utilizar gratuitamente uma das bicicletas pode ir até a Praça do Teixeirinha, na Avenida Brasil esquina com Sete de Setembro, e fazer o cadastro presencial junto à estação. Basta apresentar RG, CPF e um comprovante de residência. O cadastramento seguirá sendo feito no local das 9h às 17h. Também é possível se cadastrar via internet, acessando www.pmpf.rs.gov.br e clicando no destaque Passo Fundo Vai de Bici. Eventuais problemas podem ser informados pelo e-mail: [email protected].
As bicicletas compartilhadas fazem parte do programa Passo Fundo Vai de Bici, da administração municipal, que envolve a ciclovia e diversas ações e eventos relacionados ao uso da bicicleta na cidade.

Confira a programação do Maio Amarelo
Atividades de conscientização no trânsito é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, com o apoio da sociedade civil e de diversas instituições do município, além da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro – Câmara de Vereadores e Polícia Rodoviário Federal. O Maio Amarelo traz diversas atividades do movimento que chamam a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Agenda Coletiva desta semana:
10/05 – 19h: Ação Corrente Humana, no Campus da UPF.
11/05 – 10h: Núcleo de Educação para o Trânsito e Frente Parlamentar Mista Trânsito Seguro com o evento “Somos mais um por um trânsito mais humano”, na Avenida Brasil Leste, 200 (próximo à Prefeitura).
11/05 – 14h30min: CFC JANAINA – Informe Educativo e Orientação, na Rua General Netto, com a Rua Morom.
13/05 – 10h às 14h: CFC Nota 10 – Panfletagem Maio Amarelo, na Rua Fagundes dos Reis, com Rua Paissandu.

Gostou? Compartilhe