Mais de 3 mil idosos estão matriculados na Comai

Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso lança uma gincana nesta segunda-feira (30/05)

Por
· 2 min de leitura
História da Comai iniciou há 22 anos em Passo FundoHistória da Comai iniciou há 22 anos em Passo Fundo
História da Comai iniciou há 22 anos em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai) conta com 49 grupos de convivência, sendo 10 grupos no interior e 39 na cidade. Entre os grupos de convivência e as oficinas, mais de 3,1 mil idosos estão matriculados na Comai. A Coordenadoria oferece oficinas de música, dança, artesanato, literatura e informática.

Uma das oficinas destacadas pela coordenação da Comai é a de Informática, considerada de extrema importância para os idosos, contribuindo para a autonomia dos participantes e para estreitar relações com os mais jovens. Segundo a coordenadora da Comai, Cândida Bertoncello, os depoimentos são emocionantes. “Um dos primeiros idosos que terminou o curso disse: ‘Dona Cândida, não sabe a minha alegria. Fui ao fórum para ver um projeto meu, cheguei lá e digitei sozinho’. Eles nos contam que estão viajando com a informática, conhecendo cidades que não conheciam, falando com os parentes de outros estados”, revela a coordenadora.

Uma gincana está sendo organizada pela Coordenadoria e será lançada nesta segunda-feira (30/05). A coordenadora da Comai ressalta a importância desta atividade. “Nesta gincana nós vamos realmente escrever a história da Comai. Nós vamos estudar o estatuto do idoso, teremos tarefa de interação com crianças e adolescentes, de interação com idosos das casas de permanência. É uma coordenadoria dinâmica, buscando novas ações e querendo fazer mais pelo nosso idoso”, ressalta Cândida.

Para se inscrever nas oficinas basta ser morador de Passo Fundo e ter 60 anos de idade. As matrículas das oficinas acontecem duas vezes por ano, em fevereiro e julho. Em algumas oficinas existe a possibilidade de entrar durante o semestre.

 

História da Comai

A história da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso começou no ano de 1994, através de uma comissão elaborada, criada e formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) com o intuito de estudar os idosos de Passo Fundo. Essa comissão foi denominada Creati, idealizado pelo professor Agostinho Both.

Um ano após a sua criação, com a parceria entre Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e UPF, o Creati passou a funcionar nos bairros e, em 1996, o município assumiu o estudo e o trabalho - desvinculando-se da UPF - com os grupos de idosos, ganhando o nome de Daati (Departamento de Apoio as Atividades da Terceira Idade). Em 1998, a prefeitura adquire totalmente a estrutura do Daati, que passa a ser chamado de Dati (Divisão de Atenção a Terceira Idade).

Com a mudança do organograma da prefeitura, há 12 anos, as divisões passam a ser chamadas coordenadorias e a sigla Dati deixa de existir oficialmente, tornando-se Coordenadora Municipal de Atenção ao Idoso (Comai). Ainda é muito comum utilizar a sigla Dati, porque o Dati é uma história que ficou enraizada na sociedade, em toda a comunidade e no idoso.

Gostou? Compartilhe