Uma frase de Friederich Nietzsche diz que a arte existe para que a realidade não nos destrua. Mais do que isso, a arte pode transformar a realidade, criar cidadãos mais conscientes de si e do seu papel na sociedade. Uma parceria firmada entre a Fundação Lucas Araújo e o Grupo Ritornelo de Teatro visa justamente usar a arte do teatro como forma de instrumentalizar crianças para se desenvolverem como cidadãos, além de possibilitar momentos de descontração para idosos que residem no abrigo da instituição.
Apesar de recente, a parceria criada há pouco menos de um mês já tem indicativos de que os resultados serão positivos. O interesse das crianças pelas atividades e a alegria demonstrada pelos idosos estão entre eles. Conforme o diretor da Fundação, Luiz Costela, por meio da parceria são beneficiadas cerca de 140 meninas do Lar da Menina, mais de 200 crianças da escola de educação infantil e cerca de 60 idosos que moram no abrigo mantido pela entidade.
Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas de teatro que estimulam diversos aspectos nas crianças, além de intervenções artísticas, chamadas de Palhaçadas, nas quais os artistas do grupo preparam atividades especiais para todos os setores da Fundação, e ainda apresentações de espetáculos periódicos para o público atendido. “Num primeiro momento já notamos uma inserção muito boa dos dois lados e o futuro promete e está gerando muita animação por parte dos nossos atendidos”, avalia Costela. O diretor também destaca que a parceria prevê a ajuda na divulgação tanto da Fundação, quanto do Grupo.
A pequena Maila da Costa Brum, de 11 anos, participa das atividades e está animada. Para ela, estar envolvida com o teatro é muito divertido pela variedade de atividades desenvolvidas nas oficinas. Além da diversão, ela destaca que tem aprendido lições de música e de teatro. Sobre a vergonha, ela afirma não ter para realizar as atividades e que não terá quando for se apresentar.
Sinergia
Guto Pasini integra o Grupo Ritornelo de Teatro e destaca que a ideia da parceria surgiu quando o grupo foi convidado a realizar uma apresentação aos atendidos pela Fundação. A entidade cede um espaço para que o grupo possa utilizar para ensaios e atividades, e em contrapartida são oferecidas as ações ao público atendido. Todas as terças-feiras são realizadas oficinas de teatro para as meninas do Lar. “A ideia das oficinas é possibilitar ás crianças o contato com a arte do teatro e trabalhar todas as possibilidades de cunho artístico e pedagógico”, resume. Nas oficinas são trabalhados aspectos como concentração, foco, equilíbrio, motricidade, percepção corporal e autoconhecimento. “Todas essas coisas podem ser usadas no dia a dia e no crescimento pessoal delas”, observa lembrando que o principal não é formar artistas, mas possibilitar às crianças melhor conhecimento pessoal.
O benefício também atinge o grupo, não apenas pela cedência do espaço. “É uma iniciativa muito boa porque possibilita que o grupo aprofunde o seu trabalho artístico. Ter um espaço para trabalhar é fundamental para o desenvolvimento de um grupo artístico de teatro. Além disso, é muito gratificante poder contribuir e ver o sorriso das pessoas”, reforça.
O grupo
O Grupo Ritornelo de Teatro conta com artistas com mais de 15 anos de atividade, que ao longo deste período vêm atuando em importantes iniciativas culturais, tendo participado de festivais, mostras e oficinas no Estado e no país, bem como, recebido premiações que possibilitaram a circulação de seus espetáculos e o reconhecimento dos trabalhos por ele produzido.