O calendário da Apae 2017 será lançado hoje em Passo Fundo e terá como tema os 50 anos de atividades desenvolvidas pela entidade no município. Mais do que lembrar a trajetória ao longo de meio século, o calendário é uma forma de reafirmar os compromissos da Apae com a comunidade e importante meio de arrecadação de recursos para a manutenção dos serviços prestados. O apoio das pessoas é fundamental para que a entidade mantenha suas atividades e possa aprimorá-las cada vez mais.
O calendário é uma das ações pensadas para marcar o cinquentenário da Apae em Passo Fundo. Conforme a atual presidente, Estelamar Rovani, a venda do calendário é fundamental para a manutenção das atividades e da estrutura da entidade no município. “Queremos que a entidade esteja cada vez melhor e ofereça cada vez mais conforto para o usuário e o aluno”, justifica. A Apae promove a inclusão da pessoa com deficiência, através de diversas atividades que envolvem alunos e usuários da educação infantil, ciclos de aprendizagem, educação de jovens e adultos e grupos de convivência.
Saúde e assistência
Além do caráter educacional, a Apae tem papel fundamental nas áreas da saúde e assistência de pessoas com deficiência e suas famílias. Para isso, oferece atendimentos nas políticas da educação, saúde e assistência social, para mais de 300usuários com deficiência intelectual e/ou múltipla. A instituição tem uma equipe multiprofissional nas áreas da psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia, neurologia, odontologia, terapia ocupacional e serviço social, totalizando 65 funcionários. Boa parte desses serviços só é mantida graças ao apoio da comunidade por meio de doações em diferentes modalidades e da venda dos calendários. “Os desafios são muitos e um deles é o financeiro logicamente”, pontua a presidente lembrando que recentemente foi realizado um pedágio que arrecadou pouco mais de R$ 15,5 mil, e que serão utilizados para a manutenção das atividades.
A diretoria e os conselhos são formados por 17 voluntários, profissionais de diversas áreas, que tem por objetivo qualificar os serviços de forma a garantir os direitos das pessoas com deficiência. Dados do IBGE de 2010, apontam que o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficência. No entanto ainda faltam recursos de acessibilidade e políticas públicas adequadas para garantir os direitos destas pessoas.
Como contribuir
Quem tiver interesse em adquirir calendários pode entrar em contato diretamente com a Apae pelo telefone 3313-1330. Empresas também podem adquirir o calendário para presentear funcionários neste final de ano. Pelo mesmo telefone é possível se informar sobre as diferentes formas de contribuir com a manutenção das atividades da entidade.
Depósito bancário
Quem tiver interesse pode também colaborar por meio de depósitos bancários diretamente nas contas da Apae:
Caixa Econômica Federal
Agência: 3063
Operação: 003
C.C: 858-0
Banrisul
Agência 0310
C.C: 06.864287.0-3
Banco do Brasil
Agência: 92.2
C.C: 27080-6