Os primeiros anos do período escolar são fundamentais para a formação dos hábitos das crianças. Isso porque, a escola é o local onde elas interagem socialmente, recebem influências socioculturais e desenvolvem suas capacidades motoras e de aprendizagem. É durante esse período, por exemplo, que se cria o interesse pela leitura – prática que promove o desenvolvimento da capacidade crítica, de interpretação e de interação social.
Mesmo que nos anos iniciais os pequenos estudantes ainda não conheçam as letras, o contato com os livros instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, e contribui na formação da personalidade da criança. É, justamente, com foco nesses objetivos que o Projeto Cenários em Saúde da Família, da Universidade de Passo Fundo, propõe, como uma de suas atividades periódicas, a realização de contação de histórias, junto à EMEI Geny Araújo Rebechi.
Os momentos lúdicos são organizados e aplicados por estudantes do curso de Letras, que integram o projeto. Exemplo deles foram os protagonizados pela acadêmica Paula Cunha, que se reuniu, em momentos distintos, com estudantes matriculados nas turmas do Maternal e da Pré-Escola, para contar a história da Dona Baratinha, escrita por Ana Maria Machado.
Durante os encontros, depois de ouvirem atentamente a narrativa, as crianças foram convidadas a recontar a história a partir do seu ponto de vista e se divertiram ao som de canções baseadas na obra. Assim, mais do que estimular sua capacidade de sociabilidade e de imaginação, os encontros proporcionaram aos pequenos a construção de novos saberes, conforme destaca a acadêmica. “Nesse lugar do imaginário a criança se reencontra, na pele de animais, de bruxas, de heróis e heroínas, e descobre a criatividade. Quando ultrapassa as barreiras de seu pequeno universo, ela sai do seu lugar comum e se insere em novas culturas, novos saberes, viaja no tempo e no espaço”, explica Paula.
A construção de saberes durante os momentos de integração, contudo, não foi exclusividade das crianças. A experiência de Paula na extensão foi transformada em um trabalho de pesquisa, escrito com coautoria do professor Vinícius Rauber, coordenador do projeto. Os resultados da iniciativa foram apresentados durante o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias, realizado concomitantemente à 16ª Jornada Nacional de Literatura.
O Projeto de Extensão
Vinculado ao curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo, o Projeto de Extensão Cenários em Saúde da Família desenvolve ações interprofissionais e interdisciplinares, planejadas e executadas pelos próprios estudantes, abordando, especialmente, questões ligadas às áreas da saúde e da cidadania.