Natália Fávero/ON
Os atletas do hipismo mundial que participarão do FEI Americas Jumping Championships desfrutarão da melhor tecnologia existente para este tipo de esporte. Centenas de pessoas atuam na montagem da estrutura do evento que será realizado no Centro Hípico e Haras MD. Várias delegações que disputarão no Concurso Americano de Saltos e no Concurso Internacional de Saltos já estão em Passo Fundo. Os preparativos estão na fase final e nesta sexta-feira (14) inicia o ensaio da abertura que reunirá cerca de cem artistas.
O evento, que inicia na próxima terça-feira (18), conta com a chancela da Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) – reunindo equipes e atletas do Brasil, Argentina, Chile, México, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Costa Rica, Peru e Colômbia.
Segundo o responsável pela organização do evento, Leonardo Borges (empresa PD Eventos), a estrutura abrangerá a melhor tecnologia. “Está sendo montada uma estrutura de primeiro mundo com a mesma tecnologia utilizada nas olimpíadas”, explicou Borges.
O concurso de hipismo terá uma programação diferenciada unindo o esporte e a cultura com o objetivo de promover uma grande confraternização entre os diferentes povos presentes na competição.
Nesta semana uma grande equipe trabalha na limpeza, na montagem do palco, som e iluminação, preparativos da pista e organização geral do haras. Até domingo, todas as delegações já estarão no município e na segunda-feira (17), os atletas começarão a treinar com os cavalos.
Provas
O Concurso Americano de Saltos abrange provas por equipes e individuais, para atletas que estejam inseridos em equipes oficiais. Os obstáculos terão altura variando de entre 1,20m e 1,45m. As categorias participantes são Mirim, Pré-Júnior, Júnior, e Young Rider.
Já o Concurso Internacional de Saltos é aberto para conjuntos de todo o mundo, em provas individuais. As categorias contempladas são Pré-Mirim, Mirim, Pré-Júnior, Júnior e Young Rider, com obstáculos de 1,10m a 1,45m de altura.
A entrada para os seis dias de evento é gratuita. Nos dias 20 e 23 de setembro será necessária a apresentação de convite.
Estrutura
O Centro Hípico e Haras MD ampliou suas instalações construindo estruturas móveis como, por exemplo: 200 baias, alojamento para 80 tratadores, 11 espaços para alimentação diversificados, banheiros móveis e cobertura móvel para pista de treino, além de contar com os serviços de ambulatório, veterinária, fisioterapia, câmbio e informações turísticas, possibilitando que atletas e visitantes passem o dia inteiro no Centro Hípico.