Primavera inicia com cara de inverno

Estação mais colorida terá temperaturas de inverno nos primeiros dias

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O perfume e as cores da estação das flores provocam um dos ambientes naturais mais bonitos e românticos do ano. A primavera acontece após o inverno e antes do verão. Conhecida por não ser tão quente e nem muito fria, esta estação fica no meio termo entre as temperaturas. Conforme previsão do Centro Meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, neste ano, a primavera promete quedas bruscas na temperatura repentinamente. Além disso, mesmo com as precipitações regulares previstas no trimestre, alguns municípios como os da região Norte do Estado, poderão permanecer com déficit hídrico.

Os primeiros três dias de primavera serão com temperaturas de inverno. Neste sábado, existem condições meteorológicas favoráveis para a formação de geada. No Planalto Médio, a temperatura mínima será de 5ºC e a máxima 19ºC. No domingo as condições são semelhantes. A mínima ficará em torno dos 5ºC e a máxima 22ºC. Na segunda-feira, as temperaturas entram em elevação gradativa já com clima típico de primavera. A mínima será de 10ºC e a máxima pode chegar aos 25ºC.

Prognóstico para a primavera:

 - Chuva
Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, as precipitações nos meses de setembro, outubro e novembro serão dentro do padrão climatológico. Neste mês de setembro já choveu 141 milímetros o que representa 71% da média histórica que é de 197,7 milímetros.
Para outubro, a tendência são valores de chuva pouco acima da média em todas as regiões do Estado. No mês de novembro, o predomínio de chuva será dentro dos padrões meteorológicos com exceção do extremo Norte (municípios que fazem divisa com SC) onde há previsão de valores um pouco acima do padrão. A oscilação será um pouco abaixo do padrão na parte Norte do Estado. “Mesmo com a regularidade da precipitação prevista para o trimestre as deficiências hídricas podem permanecer em algumas regiões, visto que, a previsão é de El Ninõ de fraca intensidade”, informou Sampaio.

- Temperaturas
Para setembro e outubro, as previsões para as temperaturas mínimas apontam valores médios dentro do padrão. As temperaturas médias para setembro giram em torno de 15,7ºC, outubro 17,6ºC e setembro 19,6ºC. As temperaturas máximas mostram tendência para valores médios dentro do padrão climatológico para a maior parte do Estado. “O início da primavera e do mês de outubro poderá apresentar incursões de ar frio na região com quedas bruscas de temperatura no dia. Essa é uma característica típica de primavera”, salientou Sampaio.

- Balanço do inverno
Os meses de junho e julho apresentaram chuvas acima da média histórica. A temperatura mínima foi registrada no dia 8 de julho com 0,3ºC. Sampaio explicou que este inverno ficou marcado pela floração antecipada devido aos dias consecutivos de calor. A temperatura no mês de agosto se manteve 2,4ºC acima da média e em setembro até o dia 21, ela ficou 2,1ºC acima.  “No mês de agosto de 2001, a temperatura também se manteve 2,6ºC acima da média para o período, com média de chuva de 28 milímetros, igual a este ano. Em setembro do ano passado a máxima foi de 31,5ºC e neste ano foi de 31,6ºC. Não há nenhuma anormalidade”, frisou o observador meteorológico.

Gostou? Compartilhe