Oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero para mulheres em situação de vulnerabilidade social para que as mesmas tenham acesso à educação profissional, ao emprego e renda, é um dos principais objetivos do Programa “Mulheres Mil”, que faz parte do Programa do Governo Federal “Brasil sem miséria” que enfatiza a erradicação da situação de miséria no país.
Os termos de adesão ao Programa foram assinados ontem, confirmando a parceria entre prefeitura, através da secretaria de educação (SME), Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), Universidade Popular (UP) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Passo Fundo. São oferecidas 100 vagas para mulheres entre 18 a 70 anos, em situação de vulnerabilidade social, que não estão trabalhando formalmente e que tenham disponibilidade de tempo para participar de todas as atividades do programa. Os cursos disponibilizados são de informática básica e acabamentos prediais. A seleção é feita através da avaliação socioeconômica.
O projeto conta com três eixos principais, o primeiro é a educação, visando elevar o nível de escolaridade das participantes, o segundo trata da cidadania e geração de trabalho e renda, também ligado às relações humanas, intensificando o direito e saúde da mulher, e o terceiro eixo é o desenvolvimento sustentável, estimulando o empreendedorismo. As mulheres selecionadas receberão, além das aulas, uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, uniforme e material escolar. A prefeitura municipal estará disponibilizando o transporte durante o curso.
A coordenadora pedagógica do IFSul e coordenadora do programa Mulheres Mil, Maria Carolina Fortes, ressaltou a importância do projeto: “Além da elevação da escolaridade, também estaremos tratando do aumento da autoestima, enriquecendo também as relações pessoais e interpessoais das integrantes do programa”, afirma.
Para a secretária de educação interina, Ana Paula Valério de Lima, é de suma importância essa parceria entre Governo Federal e o município, garantindo o acesso dessas mulheres no mercado de trabalho e contribuindo com o fim da situação de miséria no país. “A secretaria de educação é parceira deste programa e se coloca a disposição da comunidade”, finaliza.
O edital do programa será lançado hoje no site do IFSul, campus Passo Fundo e a carga horária dos cursos é de 165h. A aula inaugural está marcada para o dia 23 de outubro. Além do Programa “Mulheres Mil”, a prefeitura e a UP em parceria com os Programas Federais e o IFSul já realizaram diversos cursos, entre eles o PROEJA com os professores da educação de jovens e adultos (EJA), o PROEJA-FIC em construção civil com os alunos do EJA, especialização em PROEJA para os professores e em execução o Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC).
Programa Mulheres Mil terá cursos
· 2 min de leitura