UPF apresenta Natal dos Presépios

Grupo do curso de Arquitetura e Urbanismo organizou propostas para decoração de cinco locais, da UPF ao Bairro Boqueirão

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentou nesta terça-feira, dia 25 de setembro, à comunidade passo-fundense o Natal dos Presépios. A iniciativa, uma solicitação das entidades de classe de Passo Fundo, foi organizada com o objetivo dedesenvolver um projeto e conceitos de ideias para decoração natalina da cidade. Acadêmicos, professores e uma funcionária do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc) da UPF foram os responsáveis pela elaboração do projeto, que prevê presépios temáticos para cinco locais da cidade, sugestões de iluminação para a Avenida Brasil, além de outras propostas para mobilizar a comunidade a se integrar às ações de Natal.
 
O roteiro estabelecido pelo grupo tem pontos de decoração desde a UPF até o bairro Boqueirão, passando pelas praças Marechal Floriano, Capitão Jovino e Tamandaré. Na apresentação do projeto, o reitor José Carlos Carles de Souza parabenizou as entidades passo-fundenses pela percepção de que é possível fazer algo pelo Natal na cidade e aos professores e acadêmicos por desenvolverem a proposta. “Sabemos que é o início de um trabalho que pode transformar a cidade em excelente atrativo turístico. A expectativa agora é de que as ações pensadas se concretizem”, afirmou, salientando a interação da UPF com a comunidade.
 
A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin lembrou que o desafio proposto pelas entidades foi aceito com alegria. De acordo com ela, a proposta pensada destaca alguns pontos, entre eles, o resgate do que o Natal tem de mais simbólico, que é a celebração de um acontecimento singular, o resgate do encontro com a identidade da cidade por meio de sua história e das forças que a fazem viva e pulsante, além do encontro com a sustentabilidade, já que os projetos preveem o uso de materiais reciclados. “É com o desejo de preservar o espírito natalino e de estar mais próximos da comunidade que apresentamos o projeto e conceitos de ideias”.
 
A presidente do Sincomércio Sueli Marini, representando as demais entidades, agradeceu à UPF pela parceria. “Estaremos todos auxiliando para que o projeto seja implementado, na certeza de que o trabalho não se fará completo em 2012. É um projeto para ser realizado a médio e longo prazo”, argumentou.
 
A proposta
A professora Ana Paula Wickert foi a responsável pela organização da proposta junto aos acadêmicos. Ela detalhou o trabalho, destacando que a ideia é de que a comunidade possa se inserir na produção da decoração. “Queremos um Natal para turista ver, mas também para a comunidade vivenciar”, explicou, lembrando que não é um projeto estanque, mas sim, diretrizes gerais de atuação para a decoração natalina da cidade.
 
A docente apresentou as ideias e os conceitos: para a UPF está prevista uma árvore de Natal feita com CDs já utilizados, personagens de fita transparente com iluminação, decoração no Centro de Convivência com origamis, e guirlandas nas unidades acadêmicas, além de um presépio no pórtico de entrada. Na Praça Marechal Floriano deve ser organizado o presépio tropeiro, uma árvore de pallets e outra com bolas de garrafas pet, com iluminação interna. Para a Praça Capitão Jovino a proposta é ter um presépio de troncos e decoração nas árvores com latinhas. Já na Praça Tamandaré, o presépio terá personagens criados com sucatas e mangueiras de LED. Por fim, no Bairro Boqueirão, serão mantidos os elementos que já fazem parte da decoração natalina local, acrescentando-se personagens gigantes no canteiro principal. Entre as sugestões do grupo para mobilizar a população, um concurso artístico de presépios, painéis para que as escolas confeccionem os seus presépios e apresentações artísticas de rua com os grupos de teatro locais.
 
Para a arquiteta e urbanista, ex-aluna da UPF e integrante do grupo que desenvolveu as propostas, Greice Rampanelli, foi uma grande experiência. “Foi interessante do ponto de vista profissional trabalhar com um tema diferenciado, espero que a gente consiga implementar as ideias”, disse, enfatizando as contribuições do trabalho para os acadêmicos Tayleran Vigânigo, Tanise Spielmann, Margareth Luiza Lang, Emanuela Liné e Diandra Maron, que receberam um certificado da Reitoria.
 
Diretores de unidades e campi, professores, o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Júnio, e o secretário Municipal do Turismo Flavio Algarve prestigiaram o evento. As entidades representativas da comunidade que estão envolvidas com o projeto são Sincomércio, Estação Mais Moron, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Passo Fundo, Associação das Micro e Pequenas Indústrias de Passo Fundo, Sindicato Rural, Acisa, CDL, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Boqueirão Legal, Desenvolvimento Regional Sustentável, Sesc, Senac, Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios, Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo, Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário e Associação dos Arquitetos.

Gostou? Compartilhe