Uma parceria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e do Colégio Salvatoriano Bom Conselho marcou o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Com o objetivo de conscientizar e despertar a atenção das pessoas através do olhar, os alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Bom Conselho, iniciaram nesta quinta-feira, 27 de setembro, a pintura dos muros do Centro de Apoio (antiga Brahma) do HSVP. Os desenhos são criações dos próprios alunos, e refletem a importância da doação de órgãos e tecidos. Cerca de 70 alunos, professores e funcionários do colégio estão envolvidos na ação que levará em média 20 dias para ser concluída.
Nem mesmo o sol forte fez os alunos deixarem a tarefa de lado. Reunidos em equipes de três a quatro integrantes, os jovens artistas deram as primeiras pinceladas no muro, despertando a curiosidade de quem passava pela Rua Paissandú. “Entendemos que, quando alguém doa um órgão, muitas pessoas ficam felizes. Portanto, o nosso desenho ilustra o sorriso e a felicidade”, contou a aluna da sétima série, Victória Gonçalves Alves.
Orientados pelos professores e motivados pela causa da doação de órgãos, cerca de 15 alunos fizeram parte da primeira fase da pintura. “Nós propomos aos alunos que fizessem desenhos, dos quais fosse possível transmitir algo significativo sobre a doação. Fomos surpreendidos por muitos desenhos, todos lindos. Junto à equipe do HSVP selecionamos os desenhos e colocamos em prática a iniciativa. Buscamos assim comunicar através da arte a importância de doar órgãos”, enfatizou a professora de artes, Sandra Garbelotto. Em todo o muro do Centro de Apoio, do qual fazem parte as Ruas Paissandú e Cel. Chicuta, será ilustrado o trabalho realizado em parceria entre o HSVP e o Colégio Bom Conselho.
Doação de órgãos vira arte nos muros
· 1 min de leitura