Nesta manhã de quinta-feira, dia 28, reuniram-se o vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito, Vilmar Merotto, a Secretária da Administração, Claura Barcarollo, o Secretário da Agricultura, Edmilson José Piton, o representante da Emater, Jair Batista do Amaral, e o Técnico Agrícola, Marcos Rampazzo para fazer o encaminhamento do decreto de emergência para o Município de Tapejara devido as perdas nas lavouras em decorrência das geadas desta semana.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - CONDEC e EMATER estiveram avaliando as perdas ocorridas e desta forma encaminhando a notificação preliminar de desastres. Estas geadas ocorreram fora de época, deixando grandes prejuízos nas lavouras, principalmente no milho que teve em torno de 100% de perda e no trigo no qual os técnicos ainda estão fazendo a avaliação, sendo estimada uma perda total de mais de R$ 4 milhões na área agrícola. Também teve prejuízos na fruticultura chegando a 100% em alguns parreirais.
Merotto ressaltou que o poder público está sensibilizado com os agricultores, pois eles já vêm de perdas com a estiagem na lavoura de verão, principalmente na soja e também uma estiagem durante o ciclo da cultura de inverno que prejudicou o potencial produtivo esperado. “Com esta geada teremos perdas significativas e grandes no nosso município, afetando também a nossa economia, dinheiro que geraria no mercado local. O município está se mobilizando pra dar um atendimento especial ao agricultor dentro das nossas possibilidades. Obviamente nós estamos encaminhando esse decreto de situação de emergência que também vamos conseguir mais recursos aos nossos agricultores, conseguir recursos mais subsidiados do governo estadual e nacional. Também dizer que o município está atento, está fazendo a sua parte e queremos que as perdas de alguma forma sejam minimizadas”, falou.