Na perspectiva de celebrar os 50 anos de atuação na Arquidiocese de Passo Fundo, aprovar planos, balanços e relatórios, referendar o novo regimento interno da entidade e eleger a diretoria para os próximos três anos, a Cáritas realizou na última sexta-feira (28) sua XXIII Assembleia.
Segundo o coordenador da entidade, Luiz Costella, “A Cáritas busca principalmente a participação das pessoas, tanto no que se refere aos programas e projetos desenvolvidos, como também na definição dos mesmos. Por isso as assembleias são momentos importantes de inclusão e construção de ideias”, explica Costella. O momento foi também de agradecimento à Dom Pedro Ercílio Simon e acolhida à Dom Antonio Carlos Altieri, que substitui D. Ercílio no cargo de Arcebispo Metropolitano e Presidente de Honra da Cáritas Arquidiocesana.
D. Altieri manifesta a alegria da missão que lhe foi confiada e analisa o papel da Cáritas no atual contexto social e na sua caminhada durante os 50 anos de atuação: “Conhecendo um pouco da história da trajetória desses 50 anos vejo que a Cáritas, hoje, tem uma grave responsabilidade de manter o dinamismo e as respostas concretas e adequadas para os novos desafios, como tem feito até agora. Um dos grandes desafios que percebo é a tarefa desafiadora de envolver sempre mais os jovens nesse compromisso que deve ter o dinamismo e a criatividade que lhes são próprios”, destaca o arcebispo.
Procedida a eleição para Diretoria que atuará no mandato de 01/01/2013 a 31/12/2015, foram escolhidos: Diretor Administrativo: Luiz Carlos Vicentini, da EPC Santo Antônio; Vice-Diretor administrativo: Bruno Feistauer, da N. Srª de Fátima, de Carazinho; Diretora Pedagógica: Elda Canali Fossatti, da Sagrado Coração de Jesus; Vice-Diretora Pedagógica: Maria Aidê da Silva; da EPC São José Operário; Tesoureira: Fátima Cecconello, da Catedral e Secretária: Ir. Carmela Casanova, do abrigo João XXII. Já para o Conselho Fiscal da entidade, foram eleitos como titulares: Soeli Muller, Leopoldina Lopes e Romeu Sauzen e como suplentes: Darcísio Staudt, Izene Gal e Ivone Vanini.
O Presidente de Honra da entidade, D. Altieri também avalia de forma muito positiva a escolha da nova diretoria e do conselho fiscal da Cáritas na Arquidiocese: “Participei da maior parte do processo eletivo e pude constatar a delicadeza e a seriedade com que se buscou as pessoas que seriam os animadores das diversas dimensões dessa tão bem estruturada organização. Seguiu-se à risca o processo participativo numa aplicação ao mesmo tempo prática e eficiente. A precisão da atuação do processo na presença da responsável regional, não diminuiu a espontaneidade e a transparência provando que a metodologia é conhecida e familiar a todos que vivem isso no dia a dia”, ressalta D. Altieri. Contando com cerca de 50 pessoas, participaram do encontro, além dos sócios da entidade e do secretariado Arquidiocesano de Cáritas, representantes das Equipes Paroquiais de Cáritas (EPC), das Obras Sociais Católicas e da Cáritas Regional do Rio Grande do Sul.
Cáritas realiza assembleia e elege nova diretoria
· 2 min de leitura