Os diretores, coordenadores e merendeiras das escolas não municipalizadas que fazem parte da 7ª Coordenadoria Regional de Educação participaram nessa quinta-feira (4) de uma capacitação sobre alimentação escolar. A atividade que aconteceu na Faculdade Anhanguera reuniu 60 representantes das escolas para sanar dúvidas e informar sobre o cardápio regionalizado, legislação e as boas práticas para o trabalho das merendeiras.
A equipe do setor de alimentação da 7ª CRE teve o apoio da nutricionista da Secretaria de Estado da Educação Fernanda Marques da Silva. 'Esses encontros são momentos de orientação, e é onde podemos observar as melhorias e precaver os melhores ajustes com um contato direto com as escolas", afirmou.
Os dois turnos de trabalho serviram para estimular ações de implementação do cardápio escolar regionalizado com vistas à prática de hábitos saudáveis, e para os esclarecimentos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PNAE consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios, para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. O principal objetivo do programa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
E o período de formação finalizou com a palestra das pesquisadoras da Embrapa Eliane Guarenti e Cassiana Tibola que destacaram a alimentação saudável e sustentável, e também as Boas Práticas sobre a segurança alimentar. As Boas Práticas são recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que abrange os procedimentos que devem ser adotados nos serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.
7ª CRE realiza capacitação sobre alimentação
· 1 min de leitura