Balcão do Consumidor e 7ª CRE firmaram parceria

Projeto piloto levará até as escolas a compreensão sobre os direitos do consumidor

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os desafios do mundo moderno passam pela leitura crítica sobre um comportamento consumista, e dentro das escolas é preciso oportunizar meios para auxiliar a educação dentro dessa realidade. Através desse desafio a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) juntamente com o Balcão do Consumidor, da Faculdade de Direito da UPF, firmaram parceria para a realização de um projeto piloto que trabalhará de forma transdisciplinar a sustentabilidade, a legislação referente aos direitos e deveres como consumidor, e o consumismo.

Os coordenadores do projeto em Passo Fundo, Rogério da Silva e Adolfo de Freitas, apresentaram aos representantes da 7ª CRE a metodologia de trabalho que destaca o exercício de cidadania que será praticado em cada escola. Dentro da região de abrangência da 7ª CRE serão 8 escolas contempladas, e as comunidades também poderão realizar atendimentos administrativos e tirar dúvidas sobre relações de serviços relacionados a cartão de crédito, luz e água, telefone, financiamentos e outros.

O projeto Balcão do Consumidor Educação para o Consumo distribui gratuitamente um material contendo flyers, cartilhas e revistas em quadrinho com o personagem Tchê Consumidor intermediando esclarecimentos entre educação e consumo. Além de utilizar vídeos aulas didáticas com temas especialmente direcionados ao público infantil e infanto-juvenil.
Para desenvolver esta atividade é utilizado o Balcão na Estrada, um veículo equipado para percorrer bairros, vilas e cidades da região em condições de fazer o atendimento dos consumidores.

Para a coordenador-adjunto Nelso dos Santos são ações como esta que irão formar um cidadão atuante e esclarecido em nossa sociedade. “Contemporizar no currículo escolar temas como o consumo inconsequente de bens, produtos e serviços é fundamental no contexto atual. Acima de tudo é essencial na formação da consciência cidadã na perspectiva de um mundo igualitário e eticamente sustentável”, afirmou.

O Balcão do Consumidor é um projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo (Procon) e Ministério Publico Estadual, que tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo. O projeto iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2006 e nestes seis anos já atendeu em Passo Fundo, mais de 27 mil pessoas, sendo implementado também nos campus de Carazinho e Lagoa Vermelha. O índice de solução dos procedimentos que são resolvidos no Balcão do Consumidor em Passo Fundo supera os 70% e os casos que não são resolvidos através da mediação são encaminhados ao Procon e ao Ministério Público, para ser dado andamento.

Gostou? Compartilhe