Ação surpresa no Colégio Notre Dame vai marcar Outubro Rosa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O ranking do câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), traz uma triste realidade: o de mama é responsável por 22% dos casos da doença entre mulheres e homens. A sua prevenção e detecção precoce é a justificativa para a tonalidade emprestada ao mês de Outubro. Outubro Rosa é o nome dado ao movimento de amplitude mundial, criado nos Estados Unidos, que objetiva informar e conscientizar acerca da doença e da importância de se diagnosticar o tumor precocemente, aumentando, assim, as chances de cura (estima-se que quando o tumor é detectado com menos de 2cm de diâmetro, a probabilidade chega a 95%).

Somam-se às instituições que, em todo o mundo, realizam o alerta, as escolas mantidas pela Rede de Educação Notre Dame em Passo Fundo. O Colégio Notre Dame e a Escola Notre Dame Menino Jesus promovem - com apoio de Hospital São Vicente de Paulo, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Delta Som e Luz, Imperial Artes Gráficas, Básica Uniformes e Associação de Pais e Mestres do Colégio Notre Dame - durante a próxima semana, ações informativas e abertas ao público sobre a doença que, até o final de 2012, em escala global, deve ter mais de 56 mil novos casos diagnosticados.

Na terça-feira (16), no pátio do Colégio Notre Dame a Escola de Educação Profissional São Vicente – Curso Técnico de Enfermagem – fará verificação de Pressão Arterial e Teste de Glicemia. Os exames tem início às 17h30min, estendendo-se por uma hora. Já na noite de quarta-feira (17), o Centro de Eventos Notre Dame será palco da palestra “Câncer de Mama: Prevenção e Diagnóstico Precoce”, ministrada pelo oncologista Álvaro Machado. Após a palestra, uma ação surpresa, na Praça Notre Dame, encerrará as atividades. A palestra é aberta à toda a comunidade e é gratuita.

Além de mobilizar seus públicos internos para participar desta que é a primeira ação em concomitância com o movimento Outubro Rosa realizada pela Rede de Educação Notre Dame, as instituições realizadoras convidam a comunidade de Passo Fundo a prestigiar os eventos. “Abrimos nossas portas para que os passo-fundenses fiquem mais bem informados acerca do câncer de mama, por isso, convidamos, homens e mulheres, para participar destas atividades de conscientização e cuidado da vida”, reitera a coordenadora pedagógica da Rede de Educação Notre Dame, Ir. Elci Favaretto, lembrando que, ainda que em menor proporção, o Câncer de Mama também afeta o sexo masculino. 

Gostou? Compartilhe