Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou que no Brasil, dos novos casos de câncer, 22% são de mama. Segundo a pesquisa, estima-se que em 2012, mais de 56 mil novos casos serão diagnosticados. Desde 1990, o Outubro Rosa, movimento que nasceu nos Estados Unidos, mobiliza todo o mundo pela detecção precoce do câncer de mama. Em Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) apoia a ação organizada pelo Colégio Notre Dame em defesa do diagnóstico precoce da doença. O primeiro Outubro Rosa do Notre Dame e do HSVP iniciou nesta terça-feira (16/10), com uma feira de saúde realizada pelos alunos e professores do curso Técnico de Enfermagem da Escola de Educação Profissional São Vicente.
A feira de saúde foi montada no pátio do colégio, onde professores, funcionários, pais e a comunidade se reuniram para verificar a pressão arterial, realizar teste de glicose e receber orientações quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os alunos e professores evidenciaram ainda o momento de realizar o primeiro exame de mamografia. “O incentivo ao diagnóstico precoce de doenças é uma missão dos profissionais da saúde. O Outubro Rosa é um momento para destacarmos a importância da mamografia para diagnóstico precoce de um possível câncer de mama. Para os alunos, é extremamente importante essa interação com a comunidade e a participação de ações que tenham esse teor”, ressaltou a professora do curso, Elizabete Portela.
O câncer de mama é uma doença que mata diariamente no Brasil cerca de 30 pessoas, e a maioria dos diagnósticos são em mulheres com mais de 35 anos. Apenas 2% dos casos ocorrem em pacientes com menos desta idade. “Acontece da gente sempre deixar para realizar o exame depois de amanhã, vamos prolongando sempre que dá. Porém, essa é uma prática que devemos abolir. O diagnóstico precoce de uma doença como o câncer de mama é muito importante, pois o INCA aponta que as chances de cura, quando descoberto precocemente, são de até 95%. O Notre Dame deu o primeiro passo para o Outubro Rosa, agora queremos prolongar essa parceria para promover a conscientização entre as pessoas”, evidenciou a Irmã Elzide Santin.
Somente em 2012, o INCA apontou que 12.800 pessoas morreram por causa do câncer de mama. Engajada na campanha do Outubro Rosa, a aluna do curso Técnico de Enfermagem, Márcia de Andrade, destacou a importância da atividade para a construção do perfil profissional. “Como futura profissional da saúde e também como mulher, entendo a importância dessas ações para a prevenção do câncer de mama. É uma doença que pode atingir qualquer uma de nós, portanto o diagnóstico precoce dará a possibilidade de uma vida normal”.
Notre Dame e HSVP promovem Outubro Rosa
· 2 min de leitura