FGTAS/Sine passa a operar o Pronatec Bolsa Formação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de segunda-feira (22), as Agências FGTAS/Sine que contam com o Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, passarão a operar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Bolsa Formação. O programa de qualificação profissional será direcionado ao trabalhador desempregado que solicitar o benefício do seguro-desemprego pela terceira vez no período de 10 anos.

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Luís Augusto Lara, ressaltou que essa é mais uma ação para ampliar as perspectivas dos trabalhadores que tiveram a infelicidade de perder seus empregos. "Precisamos qualificar mais para que esses trabalhadores possam buscar novas oportunidades, com uma capacitação melhor".

Conforme explica o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Heitor Gularte, o desempregado será encaminhado automaticamente para um curso de qualificação, desde que não haja uma vaga disponível no sistema para a sua recolocação no mercado de trabalho.

Em razão da operacionalização do Pronatec Bolsa Formação, alerta Gularte, o atendimento ao seguro-desemprego, que leva em torno de 20 minutos, quando o sistema está funcionando normalmente, deverá demorar um pouco mais. "O importante é que estamos operando mais um serviço, desta vez para quem está enfrentando as dificuldades de ter perdido sua colocação no mercado, mas que terá as suas condições ampliadas na busca de um novo emprego", disse Gularte.

As pessoas que buscarem o seguro-desemprego pela primeira ou segunda vez também poderão ser encaminhadas para cursos, caso não existam vagas adequadas ao seu perfil e se manifestarem interessadas na qualificação. O Pronatec Bolsa Formação não suspende o benefício, e os alunos dos cursos receberão alimentação e passagens de ônibus.

No Rio Grande do Sul, o Portal mais Emprego é acessado pelas Agência FGTAS/Sine, existentes em 124 municípios gaúchos: Alegrete, Alvorada, Arroio do Ratos, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Candiota, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cidreira, Constatina, Crissiumal, Cruz Alta, Dom Pedrito, Encantado, Encruzilhada do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Frederico Westphalen, Garibaldi, Getúlio Vargas, Giruá, Gramado, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Guarani das Missões, Horizontina, Ibiraiaras, Ibirubá, Igrejinha, Ijuí, Irai, Itaquí, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nonoai, Nova Hartz, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmeiras das Missões, Panambi, Pantano Grande, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Porto Alegre, Portão, Quaraí, Rio Grande, Rio Pardo, Ronda Alta, Rosário do Sul, Salto do Jacuí, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Santo Augusto, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sarandi, Seberi, Sobradinho, Soledade, Tapejara, Tapes, Taquara, Taquari, Tenente Portela, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Três Passos, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Veranópolis, Vera Cruz e Viamão.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe