Núcleo de Justiça Comunitária tem novo parceiro

Quase mil casos já foram atendidos e acompanhados pelos profissionais, sendo que boa parte deles foi solucionada.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os Núcleos de Justiça Comunitária de Passo Fundo, cujas sedes ficam nos bairros Valinhos e Zácchia, recebem a partir desta semana a parceria do curso de Direito da Faculdade Anhanguera. Na tarde desta terça-feira, os alunos e coordenadores do curso foram recepcionados pelas mediadoras de conflitos do bairro Zácchia, onde puderam conhecer o trabalho, que começou em 2011, através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o governo federal, pelo Pronasci.

O programa teve inicialmente a parceria do município com a Imed, contrato que teve a duração de 15 meses. Os conflitos são mediados através de profissionais capacitados pelo Ministério da Justiça em Assistência Social, Psicologia e Direito. Até o momento, quase mil casos já foram atendidos e acompanhados pelos profissionais, sendo que boa parte deles foi solucionada.

Marisa Ré de Rocco, coordenadora das ações da Secretaria de Segurança, falou que o programa tem dado ótimos resultados nas comunidades assistidas, tendo em vista a disciplina dos mediadores na condução de cada caso, que vão desde brigas entre famílias e vizinhos até a discussões de cunho judicial, como atraso em aluguéis e outras dívidas. Os Núcleos funcionam de segunda à sábado, pela manhã, onde moradores podem tirar dúvidas, acompanhar o andamento de suas solicitações e ter suas mediações agendadas.

A partir de agora, os assistentes sociais e psicólogos serão disponibilizados pela prefeitura municipal, e atenderão nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e a parte jurídica fica por conta da Anhanguera, que no primeiro momento, atenderá na própria faculdade, com horário agendado pelas mediadoras dos Núcleos.

Gostou? Compartilhe