A secretaria municipal realizou ontem o V Seminário de Educação Infantil sob o tema “Expressão do Currículo no Cotidiano Escolar”. O evento promoveu a reflexão sobre a expressão curricular nas 26 escolas municipais de Educação Infantil e buscou evidenciar o projeto pedagógico que cada escola realiza, tendo como foco principal a criança e sua maneira de relacionar-se com o cotidiano.
O vice-prefeito Rene Cecconello destacou que a Educação foi sempre prioridade da atual gestão. “Muito nos orgulha poder ter contribuído na boa política pública da Educação Infantil, e de forma muito especial a todos os professores e servidores da área que foram sendo concursados, chamados, e desta maneira estruturando todo o sistema de Educação Infantil para poder ter a capacidade e a qualidade de atender a nossa demanda educacional. Eu não tenho dúvida que estamos dando passos significativos para qualificar cada vez mais a educação no nosso município e a tarefa de cada um é muito grande, por isso, quero dizer em meu nome e no nome do prefeito Airton Dipp, muito obrigado por vocês terem trabalhado com as nossas crianças ajudando a formar no dia a dia cada vez mais cidadãos que vão ajudar a construir uma cidade ainda melhor”, declarou.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Pedro Nunes, fez questão de parabenizar a secretária Vera Vieira pelo seu trabalho diante da Secretaria Municipal de Educação. “Muito obrigado, querida secretária Vera, pelo carinho com que tratou as crianças de Passo Fundo e os profissionais da área de educação, com sua forma simples, corajosa e eficaz”, destacou. A Secretária de Educação, Vera Vieira, recordou todas as principais ações da Secretaria de Educação em prol da Educação Infantil no município e destacou os encontros de Formação Continuada dos professores que permitiram qualificar ainda mais o ensino municipal. “Quando chegamos na Administração em 2005 o que havia na Educação Infantil não eram escolas, eram creches, subordinadas a Secretaria de Assistência Social e cujo foco era o assistir ou cuidar, sem profissionais qualificados e com estruturas precárias. Hoje a Educação Infantil Municipal conta com 26 escolas, todas com professores eletivos e devidamente qualificados. Realizamos concursos públicos para professores e assistentes de educação infantil. Seis novas escolas estarão sendo erguidas através de projetos feitos pela SME e encaminhados ao Governo Federal.
O Seminário contou com programações nos turnos da manhã e tarde. Além de palestras sobre vivências, relações e espaços infantis, os educadores de cada escola apresentaram painéis e posteres mostrando ações desenvolvidas junto às crianças com assuntos que partiram delas próprias, sendo que os projetos contemplam atividades pedagógicas realizadas pelos alunos do berçário até a pré-escola.
Projeto
O projeto da Escola de Educação Infantil Margarida trouxe o título “Por que meu dente caiu?” e a Assistente de Educação Infantil Tanandra de Camargo explicou que de fato a pergunta feita por sua aluna de 5 anos foi essa. “Ela perdeu o dentinho e começou a chorar achando que todos os outros dentes iriam cair. Então o que eu fiz foi pedir aos coleguinhas para que em uma próxima aula trouxessem os dentes que haviam perdido para que pudéssemos analisá-los. Depois nós fizemos cartazes onde desenhamos os dentes, e recebemos a visita de uma dentista que explicou por que o dentinho caiu e também falou sobre alimentação, escovação correta e sobre a fada do dente, que só aparece se o dente estiver limpinho”, explicou. Este trabalho foi realizado com os alunos durante 2 meses e segundo Tanandra houve resultados significativos. “Eu senti uma mudança até em relação aos pais, uma aluna me trouxe as três chupetas que tinha em casa e não as usou mais”, destacou.
Seminário de Educação Infantil
· 2 min de leitura