Língua espanhola em pauta na UPF

Educação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF), professores de Letras e demais interessados estão convidados a participar de um encontro, na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro, para debater a língua espanhola. Na oportunidade, a professora Graciela María Santillán de Ocampo, de Córdoba, Argentina, abordará o tema “La pragmática en la enseñanza de español lengua extranjera”. A atividade ocorre a partir das 19h30min, no Auditório do Centro de Educação em Tecnologia, prédio B3, Campus I.

A professora Graciela é formada em Língua e Literatura Inglesa, pela Universidade Nacional de Córdoba. Segundo ela, a língua espanhola é provavelmente a mais homogênea dentre as línguas internacionais, e atualmente mais de 200 instituições na Argentina oferecem cursos de espanhol como língua estrangeira. De acordo com a palestrante, o êxito comunicativo de um estudante de língua espanhola dependerá em grande parte de sua capacidade para interpretar e produzir atos de fala e saber como se usam as palavras, levando-se em conta quem são seus interlocutores e as intenções com que as usamos num determinado contexto comunicativo. “Isso se torna mais fácil quando o aprendiz participa da comunidade de fala da língua meta, uma vez que existem condicionantes sociais e culturais que determinam a escolha, o uso e a interpretação das formas linguísticas”, afirma.

Para a professora Rosane Zimmermann, organizadora do evento, encontros como esse são importantes pela troca de experiências que propiciam na questão de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e pela possibilidade de colocar os estudantes em contato com falantes nativos. Rosane também destaca que a visita dos professores argentinos é uma oportunidade de conhecer os cursos chamados ‘turismo idiomático’ que são oferecidos na província de Córdoba, e aliam ao estudo do idioma a possibilidade de imersão, oportunizando conhecer aspectos culturais diversos e visitar a região, como Villa General Belgrano, cidade turística próxima a Córdoba, com características semelhantes a Gramado.

Após a palestra, professora Graciela e o professor Emílio Ocampo, diretores da Oxford Idiomas, detalharão o funcionamento e a oferta dos cursos de “Turismo Idiomático” pela Oxford Idiomas de Córdoba, no mês de janeiro de 2013. O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados.

Gostou? Compartilhe