Muita conversa, animação, mas também assunto sério para marcar mais uma edição do Projeto Livro do Mês, na Capital Nacional da Literatura. Na manhã de quinta-feira (25/10), no Teatro do Sesc, professores e alunos de cinco escolas passo-fundenses e público em geral participaram do segundo encontro com a escritora Tânia Alexandre Martinelli. Os seminários iniciaram na quarta-feira (24/10), na Universidade de Passo Fundo (UPF) e se encerram na sexta-feira, dia 26, às 9h, também no Sesc, oportunidade em que a autora debaterá novamente com os leitores a obra Pai? Eu?!
O livro conta a história de um garoto chamado Lucas, que aos 17 anos, prestes a definir sua carreira e prestar vestibular, acaba engravidando Cláudia, de 16 anos, com quem "ficou" algumas vezes. Diante dessa inesperada situação, Lucas se vê obrigado a rever seus planos e assumir novas responsabilidades.
Integrar o projeto do Livro do Mês traz, pela segunda vez, a autora Tânia Martinelli a Passo Fundo. Para ela, a experiência de estar novamente na cidade, conversando com os leitores, faz reviver os tempos de em que era estudante. “As pessoas daqui me acolheram muito bem, conheci a UPF e achei muito interessante esta aproximação do leitor com o autor, não tem nada melhor para um escritor do que ele ter o seu trabalho reconhecido pelos seus leitores”, ressaltou.
Tânia relatou um pouco de sua história de vida destacou a obra. Os particpantes, professores e alunos das escolas municipais de ensino Fundamental Arlindo de Souza Matos, Georgina Rosado, Professora Helena Salton, Jardim América e Santo Antônio puderam interagir com a autora através de perguntas. Para a professora da Escola Helena Salton, Vera Márcia Topolski, os encontros entre os alunos e escritores servem com incentivo à leitura. “Muitos alunos/leitores se interessam por uma obra com curiosidade de conhecer o escritor, saber como ele fez para cria-la e depois contá-la por uma história em um livro. Isso acaba não só influenciando na leitura, mas também preparando os leitores para os debates, argumentou”.
A escritora
Tânia Alexandre Martinelli nasceu em Americana, São Paulo, em 19 de julho de 1964, local onde reside. É formada em Letras (Língua Portuguesa e Espanhola) e foi professora de língua portuguesa durante 18 anos. Parte desse tempo atuou também como coordenadora da área de Comunicação e Expressão da equipe interdisciplinar da unidade municipal em que trabalhava. Publicou seu primeiro livro em 1998 e nos últimos anos tem-se dedicado integralmente à literatura, escrevendo e ministrando palestras para alunos e professores.
Próxima edição
No mês de novembro, os leitores passo-fundenses poderão conhecer escritora mineira Stella Maris Rezende, que virá para a cidade para debater a obra “A guardiã dos segredos de família”. O projeto O Livro do Mês existe desde 2006 e tem o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional de Literatura, por meio da Lei Federal nº 11264. A iniciativa é fruto de parceria entre UPF e Prefeitura de Passo Fundo.
Mais uma edição do Projeto Livro do Mês reúne leitores passo-fundenses
· 2 min de leitura