No próximo dia 19 de novembro serão realizadas as eleições para o Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, assim como para a diretoria e Conselho Federal.
Concorrerão pelo menos 2 chapas, integradas por vários advogados para compor o Conselho Estadual e Federal – situação e oposição. O advogado passo-fundense Dárcio Vieira Marques concorrerá pela Chapa 2, para integrar o Conselho Federal da OAB.
A Chapa 2, concorre com o advogado Ricardo Cunha Martins para presidente, e Pedro Luiz Correa Osório para vice-presidente. Ambos são advogados militantes e professores de várias Universidades; sendo Ricardo Cunha Martins advogado na área Civil e Pedro Luiz Correa Osório na área Trabalhista. O advogado Dárcio Vieira Marques, com escritório profissional em Passo Fundo, tem atuação permanente em todas as áreas do Direito; é professor da Universidade de Passo Fundo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da PUC. Já integrou o Conselho Estadual da Ordem e sua Diretoria Estadual na gestão de Nereu Lima. Advogado combativo, sempre lutou pelas prerrogativas dos advogados.
Trata-se de uma importante Eleição, em um Colégio Eleitoral de aproximadamente 90.000 (noventa mil) advogados votantes, inscritos na OAB, o que deverá movimentar a Classe dos advogados nos próximos dias, em que se enfrentarão situação e oposição.
A Chapa 2, onde está integrado o advogado Dárcio Vieira Marques, representando Passo Fundo, tem como lema “Advocacia Forte e OAB Democrática - Os Advogados e suas prerrogativas no centro da política da OAB”.
A OAB tem grande importância, pois ela representa o profissional advogado na sua atuação frente aos poderes do Estado, especialmente o Judiciário, daí a relevância da questão das prerrogativas do advogado, para que este possa ter independência, liberdade, energia e combatividade. A OAB não só fiscaliza a conduta profissional e ética dos seus integrantes, como também, a atuação do Poder Judiciário. A Chapa 2, tem como grande objetivo atuar mais fortemente na reforma dos Códigos que estão em gestação no Poder Legislativo, como o Código de Processo Civil, o Código de Processo Penal, e até mesmo para fazer uma grande reforma política no Brasil. Da mesma forma, pretende reformar o Estatuto da Ordem dos Advogados e na Lei da Magistratura Nacional. Está será uma tarefa importante para o Conselho Federal, para o qual concorre o advogado e professor Dárcio Vieira Marques.
A Ordem dos Advogados preocupa-se hoje também, com a grande transformação sofrida na classe dos profissionais do Direito, com uma multiplicação desordenada de profissionais, que causou inevitavelmente um aviltamento dos honorários no mercado de trabalho e nos Tribunais.
Darcio Vieira Marques disputa vaga no Conselho Federal da OAB
· 1 min de leitura