Lalau Miranda representou 7ª RT no Enart

Chuleadores conquistaram segundo e terceiro lugar e invernada adulta se classificou entre as 20 melhores do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo, foi o único representante da 7ª Região Tradicionalista no ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), realizado neste final de semana em Santa Cruz do Sul. O CTG trouxe para Passo Fundo o segundo e terceiros lugares da Chula, modalidade individual, com os chuleadores Matheus Guaresi de Onazar e Alisson Sebben da Cunha. 

O grupo de invernada Força A das Danças Tradicionais do Lalau Miranda foi classificado entre os 20 melhores grupos do Estado. Formado por 40 dançarinos e sete músicos, o grupo representou a viagem que a entidade fez em 1954 ao Rio de Janeiro, quando foi finalista do maior encontro artístico amador da América Latina, promovido pelo programa de auditório Papel Carbono, transmitido para todo o Brasil pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Segundo o instrutor do grupo, Vantuir Oliveira, a coreografia assim como as danças tradicionais foram trabalhadas a partir do acervo de fotos e do áudio original do programa Papel Carbono, quando o Lalau Miranda esteve no Teatro João Caetano mostrando pela primeira vez as suas danças tradicionais, a chula e a trova. “foi com esse espírito, de respeito a esses homens e mulheres que formaram o primeiro grupo artístico do Lalau Miranda, que iniciaram o processo de resgate das nossas raízes artísticas, do folclore, da memória, é que em 2012, o ano em que completamos 60 anos, resolvemos apostar na "Viagem de Sentidos", disse.

Dos 40 grupos finalistas de todo o Rio Grande do Sul que dançaram na sexta-feira (16) e sábado (17) durante todo o dia, o Lalau Miranda foi classificado entre as 20 melhores invernadas, que dançaram mais uma vez, no domingo na grande final. “Chegamos a mais uma final de Enart. Estamos orgulhosos de contar a nossa história, tivemos o reconhecimento do público, da imprensa e estamos muito satisfeitos com o nosso desempenho", disse o patrão da entidade, Rogério Endres de Rezende.

Gostou? Compartilhe