Teixeirinha e Gildo de Freitas homenageados

No final de semana, 2º Festival de Trovas homenageia os dois maiores trovadores do Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Teixeirinha levou o nome do Rio Grande do Sul por todo o Brasil. Gildo de Freitas foi o maior trovador que os gaúchos conheceram. Teixeirinha foi adotado por Passo Fundo e Gildo foi responsável por construir versos inteligentes. Os dois maiores artistas que o sul do Brasil conheceu serão homenageados hoje e amanhã no 2º Festival de Trovas.

O Festival nasceu da mente de João Prado. “O evento nasceu de um sonho. Buscamos, através do Festival, dar oportunidade para trovadores mostrarem seu talento. Trazemos gente de todo o Estado”, destaca Prado. De fato, são esperados mais de 50 trovadores que, no palco, farão homenagens a dupla Teixeirinha e Freitas. No que diz respeito a cultura, Prado destaca que é fundamental. “É preciso mostrar para a nova geração como o tradicionalismo é a raiz do Rio Grande”, conclui. Márcia Teixeira, filha de Teixeirinha, vê no Festival um passo importante da tradição. “Sempre acreditou-se que meu pai e Gildo de Freitas duelavam entre si. Isso foi quebrado no palco e o Festival é uma forma bonita de lembrar a amizade”, comenta.

Oe vento acontece hoje e amanhã, no Parque Roselândia Farroupilha e envolve quatro categorias de trova: campeira, trova do martelo, trova estilo Gildo e trova dos Tordilhos. Serão premiados os quatro primeiros lugares de cada categoria. A abertura se dará as 16h do sábado.

 

Gostou? Compartilhe