Foi realizado na Acisa na noite de quarta-feira (5) o balanço da VIII Expoacisa que ocorreu no inicio de novembro em Passo Fundo. Estavam presentes autoridades, expositores, diretores da entidade e imprensa. Neste ano, conforme o coordenador da feira, Joelson Zandoná, o número de empresas participantes teve um aumento de 90 para 100 expositores que tiveram a visita de um público estimado de 38 mil visitantes, já os estandes de 125 aumentaram para 141. Diversos segmentos da economia participaram como expositores: o setor da educação, saúde, indústria, agroindústria, indústria têxtil, tecnologia da informação, comércio e serviços. Todos apresentaram novidades de seus produtos e serviços para a comunidade de Passo Fundo e região, destacando que nesta edição da feira houve uma maior participação do setor de serviços com 38 % dos expositores e a indústria com 25 %. A novidade foi a presença da agroindústria familiar com o apoio da Emater, que apresentou inúmeros artigos.
Outra mudança foi a ampliação do espaço para o desfile de modas, proporcionado pelo curso de Designer de Modas da Fundação Universidade de Passo Fundo – UPF em parceria com o Sindisvest. O desfile realizou-se no hall de entrada a feira, com uma passarela maior em relação à da edição passada, onde os alunos trabalharam duas etapas; uma mostrando suas próprias criações e, a outra divulgando o setor têxtil com modelos das empresas do município.
Também tiveram destaque a participação das empresas da Associação das micro e pequenas indústrias de Passo Fundo – Ampip. Com o fato de estas ganharem um espaço maior, para melhor divulgar seus produtos, obtiveram sucesso na visitação de seus estandes. Os micros empresários puderam também, entre eles trocar experiências e fecharem negócios.
A Rodada de Negócios por sua vez, foi excelente, o aumento de números de reuniões e de participantes chegou a 100%. Foram contabilizadas 155 rodadas, entre todos os setores. A rodada que é organizada juntamente com os serviços do Sebrae objetiva o expositor buscar novos parceiros, onde em reuniões de curta duração poderam buscar a aproximação de potenciais clientes. As reuniões puderam aproximar os vendedores de seus compradores, onde juntos puderam consolidar idéias.
Para Zandoná, o evento cumpriu o seu papel que é gerar negócios. “A entidade (Acisa) busca aprimorar os mecanismos para promover o fortalecimento das economias das empresas participantes da Expoacisa, por isso, nós buscamos cada vez mais subsídios para que haja o desenvolvimento municipal. Com a feira através de medidas como a Rodada de Negócios, o espaço conjunto da Sindivest e agora recém chegada nesta edição da agricultura familiar, entre outras formas como o espaço da Ampip” destacou.
Já Marco Silva, presidente da Acisa destacou como positivo a feira e já colocou o que espera da próxima edição. “Buscamos além de repetir o que é bom, buscar melhores resultados. A entidade escolhe para cada edição da feira um novo coordenador e para próxima edição será o Sr. Marco Mattos” completa Silva.
Confira alguns dados da pesquisa da feira:
Satisfação dos expositores (% de aprovação):
96% para a infraestrutura
96% para atendimento
85% para comunicação
100% para segurança
90% para limpeza
99% para funcionamento
98% de expectativas de negócios para as 37 empresas que participaram das rodadas de negócios e responderam à pesquisa
98% gostariam de participar de novo
Satisfação do público (% de aprovação):
97% para organização
85% para comunicação
100% para funcionamento
99% para atendimento