A padroeira do município de Passo Fundo, Nossa Senhora da Conceição, será homenageada no dia 8 de dezembro. As comemorações abrangem uma procissão, missa e churrasco e serão realizadas durante o feriado municipal em alusão aos 155 anos de Passo Fundo.
Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Fábio de Moraes, a imagem é convite para lembrar daquela simples criatura que, de acordo com o Concílio Vaticano II, ocupa o lugar mais próximo de Deus e mais próximo das criaturas humanas. “Maria é que viveu mais intensamente o mistério central que é Cristo. É a virgem de Nazaré, a Mãe de Jesus”, declarou o padre.
A programação religiosa inicia no dia 05 de dezembro com o tríduo preparatório que segue até o dia 07 com missas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição sempre às 19h30. No dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, acontece a procissão com saída da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, na vila Operária, em direção a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro, em frente a Praça Tamandaré. Às 10h30 será realizada a missa festiva na paróquia e às 17h, outra missa será celebrada.
A programação festiva envolve a venda de cucas e cachorro quente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nos dias 04, 05, 06 e 07, entre às 17h e 20h30. No dia 07 de dezembro também acontece a venda de carne de ovelha para levar para casa, a partir das 17h30. No sábado (08), às 12h, estará disponível a retirada do churrasco de gado e ovelha na Capela Nossa Senhora dos Navegantes. No mesmo dia, haverá a venda de cucas e tortas no salãozinho da Paróquia, no centro. Os cartões para o churrasco podem ser adquiridos na secretaria paroquial. Informações pelo telefone (54) 3313-8249.
A padroeira de Passo Fundo
Em 1827, José Neves, tendo recebido uma gleba de terra ergueu seu acampamento no lugar onde hoje é a praça Almirante Tamandaré, dando-lhe o nome de Gleba Nossa Senhora da Conceição.
Cabo Neves e sua esposa doaram o terreno para que fosse construída uma capela. Esta foi inaugurada em 23 de agosto de 1835. No dia 26 de novembro de 1847, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Por ocasião da instalação do município de Passo Fundo, em 07 de agosto de 1857, de comum acordo, as autoridades civil e religiosa, escolheram Nossa Senhora da Conceição como padroeira do município de Passo Fundo. A Paróquia Conceição, naquela época, abrangia as dioceses de Passo Fundo e Erechim, parte das dioceses de Vacaria, Cruz Alta e Frederico Westphalen.
O feriado de 08 de dezembro foi oficializado em 28 de junho de 1949 pela lei nº 106, assinada pelo prefeito Armando Annes, com a finalidade de homenagear a padroeira do município.
O atual templo, situado em frente a praça Tamandaré, começou a ser edificado em 1891 e foi inaugurado em 1908. A casa paroquial em 1947. A designação de Matriz origina-se do fato de ser ela a primeira Igreja de toda a região Norte do Rio Grande do Sul.
Programação Religiosa
- 05, 06 e 07/12
19h30: Tríduo preparatório. Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
- 08/12
9h30: Procissão. Saída da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, na vila Operária.
10h30: Missa festiva. Local: Nossa Senhora da Conceição.
17h: Missa. Local: Nossa Senhora da Conceição.
Programação Festiva
- 04, 05, 06 e 07/12
17h às 20h30: Venda de cucas e cachorro quente. Local: Nossa Senhora da Conceição.
- 07/12
17h30: Venda de carne de ovelha para levar (não assada).
- 08/12
12h: Churrasco de gado e de ovelha para ser retirado na Capela Nossa Senhora dos Navegantes. Cucas e tortas no salãozinho da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Romaria em homenagem a Nossa Senhora da Conceição
Uma romaria será realizada entre a Igreja São Cristóvão até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição no dia 8 de dezembro. Participarão cavaleiros, jipeiros, taxistas e ciclistas. A saída está prevista para às 9h, da Paróquia São Cristóvão. Os cavaleiros deverão sair às 8h, da Capela Nossa Senhora da Saúde. Este evento está sendo promovido pelo presidente do Cecon, Pedro Aguirre.
Procissão comemora dia da padroeira do município
· 3 min de leitura