Uergs tem o melhor curso de Tecnologia em Automação Industrial do país

O curso de Tecnologia em Automação Industrial, ofertado pela unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Novo Hamburgo, foi considerado como o melhor do Brasil.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2011, na quinta-feira (06). O curso de Tecnologia em Automação Industrial, ofertado pela unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Novo Hamburgo, foi considerado como o melhor do Brasil, sendo o único no país com índice 5, a nota máxima no Código Preliminar de Cursos.  

Destaca-se também o posicionamento da Uergs, em 20º lugar, utilizando-se o índice que mede a qualidade do ensino de graduação. A Universidade Estadual ficou em 4º lugar no RS, atrás somente da UFRGS, UFCSPA e do IFSul. O Curso de Tecnologia em Automação Industrial da Uergs existe desde sua fundação, em 2002, tendo passado por uma reformulação em 2005 e é oferecido na Fundação Liberato Salzano da Cunha. 

Seu currículo traz uma proposta interdisciplinar, abrangendo conhecimentos na área de mecânica, engenharias elétrica e eletrônica, além de computação e programação. Atualmente, o curso conta com 94 estudantes e um corpo docente de 16 professores. 

De acordo com Fernando Guaragna, reitor da Uergs, mesmo com um pequeno orçamento, a Universidade mostra o seu potencial para o desenvolvimento do Estado. "O incremento de professores, em sua maioria com doutorado, no último período, já mostra resultados animadores. A Universidade vem demonstrando um ótimo desempenho no Enade, desde 2009,  apesar da infraestrutura deficiente. A dedicação dos alunos, corpo docente e dos servidores foi responsável por este excelente resultado", avalia. 

Enade 2011 
Com relação ao Índice Geral dos Cursos (IGC) a Uergs ficou com nota 4 . Com este resultado, a Universidade fica na 7ª posição com relação às demais Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e em 33º no Brasil.

Gostou? Compartilhe