Uma visita pra estudar e se divertir

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conhecer novas espécies de animais, observar suas características, apreciar a sua beleza e dialogar sobre os cuidados que a natureza precisa foram alguns dos objetivos que levaram a direção e professores da Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança a levarem os alunos para visitarem o Zoológico da UPF, o que aconteceu no dia 9 de novembro.

Para as crianças da EMEI O Mundo da Criança foi uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos. Além de conhecer novas espécies, observaram o tratador oferecendo o alimento para os bichinhos: “Eles comem fruta, prô!!!”, “O macaco consegue segurar a maçã na mão!!!!”

Seja pelo tamanho do sagui ou do leão, pelas cores e voo das araras, o sono profundo do jacaré, a caminhada lenta das tartarugas, o medo das cobras, a pele que a cobra trocou... Tudo serve de assunto para ser explorado na sala de aula. Com os temas aflorados, cada professora tem a oportunidade para desenvolver pequenos projetos de trabalho e assim, transformar a sala de aula num espaço de diálogo e pesquisa. Para os pequenos (dois anos) a linguagem é um dos enfoques principais. Nada como algo tão encantador para que as crianças desejem contar para todos cada detalhe do que foi visto.

Além deste momento que é possibilitado a toda escola, os professores buscam as alternativas que a cidade tem para auxiliar as crianças a compreender os temas de estudo. Foi o que aconteceu com a turma do pré (4 e 5 anos) da professora Débora que buscou no Muzar – Museu Zoobotânico da UPF - aprofundar conhecimentos sobre as lagartas e a turma do Maternal I (3 anos) que enriqueceu conhecimentos sobre as aranhas.

O desenvolvimento deste projeto cultural demonstra o quão necessário e enriquecedor é cada saída da escola, a vivência de algo diferente do cotidiano. Além da alegria pelo passeio, os temas de estudo transformam-se em momentos de puro prazer.

Gostou? Compartilhe