Fiéis prestam homenagem a Nossa Senhora da Conceição

Padroeira do município foi homenageada no sábado com procissão e missa que reuniu quase 2 mil fiéis.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 1.900 pessoas participaram das comemorações em honra a padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição. As homenagens aconteceram no feriado de 8 de dezembro, único feriado municipal.

A programação iniciou com uma procissão que saiu da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, na vila Operária, em direção a Paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição, no centro, em frente à Praça Tamandaré. Mais de 300 fiéis realizaram o trajeto a cavalo, saindo do Parque da Roselândia, no bairro Planaltina, em direção ao bairro São Cristóvão, onde se encontraram com ciclistas e taxistas e, depois, se uniram a mais 1.600 pessoas na paróquia Nossa Senhora da Conceição onde assistiram a uma missa festiva, às 10h30. Além disso, a programação também incluiu a venda de churrasco, cucas e tortas na Capela Nossa Senhora dos Navegantes.

Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Fábio de Moraes, a presença de tantas pessoas significa que a população se sente carente. Por isso, ele acredita que “a mesma proteção, a mesma segurança e aconchego que encontramos em nossas mães, encontram também em Nossa Senhora. No fundo, de fato, as pessoas têm em Maria um instrumento para encontrar Deus,” afirma.

A padroeira de Passo Fundo
Em 1827, José Neves, tendo recebido uma gleba de terra ergueu seu acampamento no lugar onde hoje é a praça Tamandaré, dando-lhe o nome de Gleba Nossa Senhora da Conceição. Cabo Neves e sua esposa doaram o terreno para que fosse construída uma capela. Esta foi inaugurada em 23 de agosto de 1835. No dia 26 de novembro de 1847, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Por ocasião da instalação do município de Passo Fundo, em 7 de agosto de 1857, de comum acordo, as autoridades civil e religiosa, escolheram Nossa Senhora da Conceição como padroeira do município de Passo Fundo. A Paróquia Conceição, naquela época, abrangia as dioceses de Passo Fundo e Erechim, parte das dioceses de Vacaria, Cruz Alta e Frederico Westphalen.

O feriado de 8 de dezembro foi oficializado em 28 de junho de 1949 pela lei nº 106, assinada pelo prefeito Armando Annes, com a finalidade de homenagear a padroeira do município. O atual templo, situado em frente a praça Tamandaré, começou a ser edificado em 1891 e foi inaugurado em 1908. A casa paroquial em 1947. A designação de Matriz origina-se do fato de ser ela a primeira Igreja de toda a região Norte do Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe