Sindicato dos Trabalhadores Rurais faz festa de 50 anos

Homenageados com o troféu 50 anos STR Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No último sábado, dia 8, os associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo viveram um dia de emoção e homenagens. Isso porque eles participaram de uma grande festa em comemoração aos 50 anos da entidade, no CTG Tropel de Caudillhos com churrasco e música. O dia também foi de homenagem aos ex-presidentes e aos associados mais antigos os quais receberam um troféu pelos 50 anos junto à organização.

Diversas autoridades e centenas de associados participaram da cerimônia, entre eles o tesoureiro da Fetag/RS, Sérgio de Miranda, o gerente regional da Emater, Milton Rosseto, o presidente do Sicredi, Ari Rosso, o coordenador da Regional Sindical de Passo Fundo, Nauro Nissola, representando o deputado estadual Heitor Schuch, Joel Rosso, o prefeito de Mato Castelhano Solano Canevese, além dos presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores da regional Sindical de Passo Fundo.

O presidente da entidade, Alberi Ceolin, afirmou que foram 50 anos de muita luta, no início pelo direito à assistência médica e hospitalar, depois pela aposentadoria; diversas manifestações, através de passeatas e fechamento de bancos e estradas, pela derrubada do confisco do soja; dos preços mínimos dos produtos; pelos altos juros bancários e a luta pela reforma agrária. Ainda teve o movimento da mulher trabalhadora rural a partir dos anos 80 lutando pelos mesmos direitos assegurados aos homens.

“Foi muito trabalho e dedicação, mas, ao mesmo tempo, muitas conquistas, além destas já mencionadas, ainda a assistência médica e hospitalar gratuita, a valorização da mulher, o PRONAF com juros menores, a criação da feira do produtor, a eletrificação rural através da vida da Coprel para Passo Fundo, o apoio ao Sicredi Planalto Médio, a criação da Agroleite e a vinda da Cotrijal. Hoje vivemos novos tempos e os desafios são ainda maiores, por isso, estamos atentos à sucessão familiar, já que muitos jovens não querem mais ficar no interior e o campo está ficando envelhecido; buscamos o incremento da renda do produtor rural; a melhoria na infraestrutura, principalmente de estradas dignas; e ainda preocupados com a comunicação através da internet e do celular”, disse. Ceolin agradeceu a todos que construíram a história do sindicato e garantiu que a luta continua em prol dos agricultores.

Homenagens
Durante a cerimônia foram entregues homenagens aos primeiros associados que continuam ligados ao quadro social, ou que falecidos o seu cônjuge continuou associado. São eles: Piereto Zanin, Pedro Bartolomeu Nogueira Marcondes, João Alziro Zauza Lacourt, Nicola Angelo Soldá, Antonio Roque de Oliveira, Victorino Piccinini (in memorian), Luiz Ernesto Basanezi, Otacilio Alves dos Santos (in memorian), Silvio Ceolin, Galdino Cereta, Darci Ceolin Mario, Galdino Ceolin (in memorian), Mateus Dal Maso (in memorian). Ainda receberam o troféu Joel José Rosso, primeiro funcionário do STR e Maria Piccinini, funcionária atual, representando todos os colaboradores do sindicato. Também receberam homenagens os ex-presidentes do STR, José Julio Mendes (in memorian), Alfredo Jose De Almeida (in memorian), Arlindo Lorenzoni (in memorian), Auxilio Rebechi (in memorian), Classi Maffi (in memorian) e o atual presidente Alberi Paulo Ceolin.

Eleição
No dia 28 de dezembro será realizada a eleição para a nova diretoria da entidade, que irá representar os associados por mais quatro anos. Apenas uma chapa está cadastrada, sendo assim a eleição será feita através de uma assembléia. A participação de todos os associados é muito importante.

Gostou? Compartilhe