Mais uma vez, com o intuito de promover a integração entre as associações atendidas pelo Projeto TransformAção e esclarecer as dúvidas dos associados sobre o desenvolvimento do trabalho de reciclagem, foi realizado, na manhã do último sábado (15), no salão da Cáritas Arquidiocesana, um encontro de recicladores.
O encontro, promovido pela Cáritas, com o apoio da Caixa Econômica Federal, através do Fundo Socioambiental, contou com a participação dos associados da AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente, da AREVI – Associação dos Recicladores Esperança da Vitória, da Cootraempo – Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta LTDA e da Recibela – Associação de Recicladores Parque Bela Vista. Em um primeiro momento foi exposta aos presentes a Lei 12.690, de 19 de julho de 2012, que dispõe sobre as cooperativas de trabalho. Foi discutida ainda, a construção de propostas para o próximo ano e como o trabalho será concretizado em 2013.
Os associados tiveram também, a oportunidade de sanar suas dúvidas e foram incentivados para desenvolver estudos sobre as vantagens e desvantagens do trabalho em associações e cooperativas. “O encontro foi válido, pois o assunto principal tratado foi o associativismo e cooperativismo e é de extrema importância que, devido a nova lei sobre esta forma de trabalho, o assunto seja bem esclarecido para todos os associados”, afirmou Ir. Marta Vigne, monitora da Cootraempo.
A atividade buscou, por fim, refletir as problemáticas internas de cada associação e os desafios conjuntos que são assumidos. Angela Pereira de Melo, presidente da Arevi, diz que em cada encontro aprende novas formas de melhorar o desempenho da associação e o trabalho em grupo. “Estamos aprendo muita coisa que antes não sabíamos sobre as associações, vamos levar para o ano que vem os exemplos vistos no encontro de hoje”, assegurou a presidente. Desta forma, o encontrou buscou capacitar os recicladores para a autogestão, visando a autonomia das associações.
Associações de recicladores aprofundam o trabalho associativo
· 1 min de leitura