Desenvolvido pelo Ministério da Educação do Governo Federal, o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) distribui gratuitamente laptops para estudantes de escolas públicas de todo o país. Os equipamentos não possuem aplicativos e softwares, por isso, no dia 21 de dezembro a equipe do Grupo de Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo (Gepid/UPF) realizou a instalação de softwares educativos nos computadores da Escola Municipal Caminhos do Aprender, do município de Fagundes Varela.
De acordo com o professor Adriano Canabarro Teixeira, coordenador do Gepid, o governo compra os computadores em grande escala, com o objetivo de que cada aluno das escolas públicas tenha um laptop à disposição para as atividades pedagógicas. Teixeira destaca que essa remessa de equipamentos chegou para as escolas sem nenhum software instalado, permitindo que a UPF pudesse propor a parceria. “Através de um grupo de softwares livres foi organizada a distribuição de um pacote de softwares educacionais. Com a instalação nestes 50 computadores, estamos também nos preparando para o Seminário Nacional de Inclusão Digital que acontece em abril de 2013”, ressaltou.
Cada instalação leva em média 45 minutos e, segundo Teixeira, a ideia é atender outros municípios ao longo do ano de 2013. No Rio Grande do Sul, o programa já beneficiou 24 escolas e mais de seis mil alunos.