Muzar promove oficinas de férias até sexta-feira

Atividades voltadas para crianças e adolescentes têm foco na conscientização e contato com o ambiente natural

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oficinas educativas e lúdicas que proporcionam o contato com a natureza estão sendo oferecidas pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), da Universidade de Passo Fundo. As atividades são uma alternativa ao computador e à rotina caseira para as crianças e adolescentes que estão na cidade. Os encontros iniciaram na tarde desta terça-feira (08) e prosseguem até sexta (11). A bióloga Flávia Biondo da Silva é a responsável técnica pelo Muzar e explica que a proposta é atrair a comunidade para o espaço no período que é de pouco movimento, além de proporcionar práticas diferentes a que a maioria das crianças tem acesso, aliadas ao contato com o ambiente natural.

Na tarde de ontem, cerca de 15 crianças aderiram à oficina. Devido ao mau tempo, a experiência do “jardim sensitivo” que estava prevista, foi adaptada para o espaço interno e transformada. Com sementes, cereais, casca de árvores e materiais recicláveis, como retalhos de tecido, os estudantes foram desafiados a elaborarem mandalas, os símbolos circulares relacionados à harmonia para as culturas orientais. “Ao invés de construir um jardim em forma de mandala, fizemos a proposta aqui dentro. Este é um símbolo de paz e tranquilidade que muitos não conheciam e aliamos com o uso de sementes”, explicou a estagiária do Curso de Ciências Biológicas que foi uma das monitoras na prática. Uma explanação e um filme de temática ecológica completaram a tarde.

A estudante Lisiane de Camargo Carraro Fim, 12 anos, ficou sabendo da oficina através de uma amiga e foi conhecer a atividade. “Aqui no Muzar a gente está em contato com a natureza e vai apender muito mais coisas”, disse. Dentro do círculo a adolescente desenhou flores e estrelas. “Eu gosto muito da natureza, me inspiro bastante nela. As coisas que eu mais amo no Universo são as galáxias e as flores, aí pensei em misturar tudo para ver o que dava”, contou sobre a sua ideia para a decoração.

Com seis anos, as amigas Ana Carolina Langaro e Joana Morgan Pavan estavam bastante entretidas na confecção de mandala. “A gente adora lidar com essas coisas de desenho, pintura, colagem”, justificou Joana. Ela, que é frequentadora do Muzar e já participou de outras atividades de férias, trouxe a amiga para conhecer o espaço. Na oficina descobriram coisas sobre as quais “nem a professora falou”. Ana Carolina avaliou que sem a oportunidade, apenas tomaria conhecimento do símbolo em pesquisas na internet. “Ana, a gente nunca saberia na internet porque não conheceria o nome mandala”, corrigiu a colega. Além da pintura com canetas e do uso de sementes, as meninas não dispensaram a cola gliter. “Resolvemos usar um pouco de brilho também”, explicaram sobre os detalhes do trabalho.

Oficinas temáticas
As oficinas acontecem no turno da tarde, das 14h às 17h, dentro do Campus I da UPF. É aconselhável o uso de repelente, protetor solar, boné e roupas confortáveis, que possam entrar em contato com terra e tinta. Além de um lanche e uma garrafa de água para consumo no intervalo.
Cada encontro tem um foco diferente. Hoje (09) os participantes vão se dedicar à confecção de uma horta vertical. Na quinta-feira (10) a temática é “Conhecendo as plantas”. Na sexta-feira a oficina “Observando as aves” encerra o ciclo de atividades. Para se inscrever basta entrar em contato por e-mail ([email protected]) ou telefone (3316 8316). As atividades, que são gratuitas, têm vagas limitadas.

 

Gostou? Compartilhe