Comprar sem planejar pode ser o primeiro passo para não conseguir honrar com o pagamento de todas as contas. A consequência é a inadimplência, que em Passo Fundo teve aumento de 5,2% em 2012 em relação ao ano anterior. O percentual representa o aumento do número de pessoas com o nome incluso no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Para evitar que o percentual volte a subir este ano, a entidade está começando a montar uma campanha com os 10 mandamentos para evitar a inadimplência. “Isso é para que as pessoas comprem sim, mas dentro das suas possibilidades de pagamento”, projeta Agadir Stramari, diretor do Serviço Central de Proteção ao Crédito. De acordo com ele, a elaboração da campanha ainda está começando, porém trata-se de princípios básicos da educação para o consumo.
“Não existe fórmula mágica, mas se as famílias se planejarem vão conseguir não entrar na inadimplência, porque depois para sair é mais difícil, por causa do juro alto”, salienta Stramari. Neste sentido, a pesquisa de preços e a preferência por compras à vista devem ser a prioridade para manter o orçamento doméstico em dia. “Você tem que valorizar o seu dinheiro, porque compras à vista tanto são boas para o consumidor quanto para o lojista, porque ele vai conseguir vender mais e por preço menor. Além disso, não vai gerar inadimplência e nem precisar cobrar mais caro, porque o valor da inadimplência não vai estar embutido no preço. Todos se beneficiam”, salienta o diretor.
Inclusão no cadastro
Um dia de atraso no pagamento de uma prestação já possibilita a inclusão do nome no cadastro do SCPC. “No dia seguinte ao vencimento, a empresa já pode incluir o nome no registro. Mas normalmente primeiro se tenta o contato com o devedor, para depois fazer a inclusão, isso decorre uns 30, 40 dias”, explica.
Para saber se está com nome incluso, o consumidor pode ir até sede do SCPC, que fica na Avenida General Netto, no Centro, e pedir uma negativa a partir do CPF e carteira de identidade. A certidão é impressa na hora. “Se tiver o nome registrado, o passo seguinte é procurar a empresa para negociar, porque o SCPC é o fiel depositário de todas as pessoas que estão com problema de crédito. Todas as empresas podem incluir o nome do inadimplente nesse banco de dados e nós administramos isso. Porém, a CDL em si não tem poder de colocar ou tirar pessoas do registro, só o próprio credor é que pode. O Serviço apenas contém a informação”, ressalta.
Liquida Contas
No final do ano de 2012 a CDL promoveu a campanha Liquida Contas, com o objetivo de que os lojistas oferecessem condições especiais para os consumidores liquidarem dívidas registradas no cadastro de inadimplência. “A Liquida Contas deu resultado extraordinário. Em 11 dias foram recuperados mais de R$ 500 mil, dinheiro que voltou para capital de giro para os lojistas. Foi muito interessante. Mas para 2013 a projeção é de diminuir a inadimplência, pessoas estão mais conscientes na hora de comprar”, comenta o diretor do SCPC.
Entretanto, não está sendo projetada uma nova edição da campanha. Conforme Stramari isso poderia privilegiar os inadimplentes, “porque se fizermos outras campanhas Liquida Contas, estaremos incentivando as pessoas a comprarem fora de suas possibilidades de pagamento para depois aproveitarem para pagar com juros menores”, salienta.
Os mandamentos
Conforme Stramari, a campanha dos 10 mandamentos conterá os princípios básicos que devem ser cuidados para não entrar na inadimplência que, segundo ele, são:
1º - Conscientização de que o dinheiro não é elástico, ele não vai espichar. Dentro daquilo que você ganha é o que pode gastar, é o que está dentro da possibilidade de pagamento.
2º - Reunir a família e fazer um levantamento de todos os gastos e todas as receitas para ver realmente o que pode comprar ou se tem que cortar alguma coisa.
3º - Traçar um objetivo, com metas para a família, de curto, médio e longo prazo: o que quero para este mês, o que quero para o primeiro trimestre, o que quero para o ano. Planejamento é a palavra de ordem.
4º - Abandonar a onda do consumismo. Sair de casa e comprar realmente aquilo que saiu para comprar. Não entrar na onda da compra por impulso.
5º - Economizar nas pequenas coisas: utilizar o telefone celular com racionalidade, apagar a luz quando sai do recinto, diminuir a chama do fogão quando alimentos começam a ferver, fechar a torneira para que não fique pingando. São coisinhas que no final das contas vai fazer sobrar um dinheirinho.
6º - Não utilizar o limite do cheque especial, porque o dinheiro não é seu, é do banco. Se utilizar vai pagar uma taxa de juros elevadíssima.
7º - Não parcelar as compras no cartão de crédito. Cartão é maravilhoso se pagar a fatura inteira, porque se pagar pela metade, ou o mínimo, estará pagando o juro mais caro do mundo, que pode chegar até 180% ao ano.
8º - Fazer um controle das despesas realizadas no cartão. Pegar os canhotos e ir somando, para chegar ao final do mês, ou na primeira quinzena, sabendo o que já gastou e se o dinheiro vai alcançar para pagar toda a fatura.
9º – Elaborar um orçamento doméstico que inclua tudo, até as pequenas coisas, e cortar os supérfluos.
10º – Poupar um pouquinho por mês, que seja R$ 50, R$ 10 e deixar numa poupança, porque em vez de pagar juro, estará ganhando um pequeno juro e estará aumentando a poupança aos poucos. Não parece, mas se economizar R$ 50 por mês, no final do ano vai ter R$ 600, mais o juro. Isso representa um bom dinheiro para gastar no final do ano.