O grupo que organiza o Natal Ecológico do Boqueirão reuniu-se na noite de quinta-feira para avaliar a quinta edição do evento, realizada em 2012, examinaram as ações que tornaram possíveis o Natal Ecológico e pontuaram providências pra 2013.
A presidente da Associação dos Empresários do Boqueirão Legal, Claudia Vicentini Berdian, disse que a cada ano o evento tem melhorado e que 2012 avanços foram consolidados pela equipe. A brincadeira de gerar energia para acender a lâmpada com as pessoas pedalando as bicicletas foi à grande novidade e movimentou crianças, jovens e adultos.
Chute ao gol, cama elástica, Maria Fumaça e apresentações culturais variadas fizeram com que nos 23 dias da edição o movimento fosse intenso nas duas praças do Boqueirão. O presépio vivo, teatro do SESC e o grupo alforria marcaram as principais atrações do natal em nosso boqueirão, registrou Claudia Berdian.
Para 2013 o evento começa a ser organizado ainda em fevereiro e a equipe pretende fortalecer os laços com os parceiros, fazendo com que além das apresentações atuais, se traga novidades para o público.
Emenda
A Direção da Associação pretende se reunir com o prefeito Luciano Azevedo para definir as ações deste ano e ainda organizar o projeto para a aplicação da emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Albuquerque, no valor de R$ 400.000,00. Segundo o vice-presidente da entidade, Carlos Damiani, foi elaborado um pré-projeto, cujos trâmites serão acompanhados desde já.
Parceria com MP
Outra informação é quanto à parceria com o Ministério Público, na área de conscientização da população da coleta seletiva. O grupo pretende em parceria com o Ministério Público organizar em algumas comunidades de Passo Fundo, através das escolas e associações de moradores para confeccionar material a ser distribuído e discutido sobre o que pode ser feito de forma individual e coletiva para melhorar o ambiente.
Desde o inicio do evento já foram utilizadas 100 mil garrafas pets e somente nas duas renas 6.000 unidades. O Natal ecológico se constituiu como um dos principais eventos natalinos da região e tem o envolvimento de 15 empresas do Boqueirão reunidas por uma associação, que realiza além deste evento a mostra do boqueirão legal. O grupo irá apresentar como faz todos os anos o relatório de atividades, juntamente com um CD do evento em fevereiro próximo para os integrantes da entidade, autoridades e imprensa.