Saúde alerta sobre cuidados com gripe ao viajar

Coordenadoria de Saúde atenta para grande número de casos de gripe registrados nos Estados Unidos e Canadá

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Confecção da Carteira Internacional de Vacinação é a principal recomendação da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para quem está com viagem marcada para Estados Unidos e Canadá. Este ano estes países estão com altos números de contaminações e mortes por gripe, uma vez que estão vivendo o período do inverno neste momento. Até agora três tipos de vírus foram identificados como predominantes no Hemisfério Norte: influenza A (H3N2), influenza B e influenza H1N1, segundo informações da 6ª CRS.

De acordo com o coordenador regional de Saúde, Luís Fabrício Scheis, não é preciso cancelar a viagem, apenas tomar alguns cuidados. “Na semana passada recebemos do Ministério da Saúde orientações com relação à situação da gripe no Hemisfério Norte americano, Canadá e Estados Unidos”, comenta Scheis. Conforme ele, nem o Ministério da Saúde ou a Organização Mundial da Saúde passaram orientações para cancelamento de viagens. “O que nos orientaram é que os viajantes tomem as medidas preventivas cabíveis para frequentar o inverno em outro país”, salienta.

As medidas são evitar contato com pessoas doentes, proteger o rosto ao tossir ou espirrar, lavar as mãos, cuidar da higiene e não viajar apenas se tiver doente. “Quem estiver se preparando para viajar é importante que realize a confecção da Carteira Internacional de Vacinação, que é feita junto aos aeroportos internacionais das capitais brasileiras. É importante preparar a viagem já pensando em ter essa carteira”, avalia.

Vacina

Como o Brasil ainda está no verão, a vacina contra a gripe ainda não está disponível. “Ela só é disponibilizada num período estabelecido pelo Ministério da Saúde”, destaca. Conforme Scheis, está sendo realizado um estudo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) junto com o Ministério da Saúde para tentar iniciar a campanha de vacinação contra a gripe em período anterior ao que foi realizado no ano passado. “Como em 2012 fomos pegos de surpresa com um número maior de casos, agora o Estado está fazendo um estudo para que se consiga, além de iniciar antes a campanha, disponibilizar um número maior de vacinas para conseguir imunizar o maior número de pessoas possível”, ressalta. A ideia é que a campanha pudesse começar antes do mês de abril.

Tratamento

As pessoas que realizarem viagem para estes países e, no retorno, apresentarem os sintomas da gripe, devem procurar atendimento médico imediatamente para identificar a necessidade ou não do uso de antivirais. Se houver suspeita de gripe A nessas pessoas, o Ministério da Saúde disponibilizará o medicamento adequado.

Cuidados

Quem tiver viagem marcada para Estados Unidos e Canadá deve tomar alguns cuidados. São eles:

* confeccionar a Carteira Internacional de Vacinação;

* evitar contato com pessoas doentes no país visitado;

* proteger o rosto sempre que tossir ou espirrar;

* lavar as mãos com frequência;

* cuidar da higiene; e

* não viajar se estiver doente.

Gostou? Compartilhe