O estádio do Maracanã recebeu hoje o projeto Bola Começa com B e Campeonato Começa com C com a aplicação de testes rápidos e gratuitos para detecção da Hepatite C.
Cerca de 1.000 funcionários com mais de 45 anos foram testados e 12 deles foram diagnosticados como positivos. Nenhum deles desconfiava ser portador, pois a doença não apresenta sintomas na maioria dos casos. A hepatite C ataca o fígado e atinge cerca de três milhões de brasileiros, tendo uma prevalência cinco vezes maior do que o vírus HIV.
Como o resultado sai na hora, os casos positivos foram encaminhados imediatamente para tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde,
A ação de responsabilidade social nos estádios que serão sede de jogos da Copa do Mundo é promovida pela Associação de Pacientes C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR com o apoio do Consórcio Maracanã Rio 2014 e da Farmacêutica Janssen.
Esta foi a sexta etapa do projeto que visitará os doze estádios que serão sede do Mundial de 2014. No ano passado, foram realizados exames em trabalhadores das obras da Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata), Arena Corinthians (São Paulo), Arena Fonte Nova, (Salvador), Beira Rio (Porto Alegre) e da Arena Castelão (Fortaleza).