Após 17 dias, a chuva deve voltar à região hoje. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou ontem um aviso meteorológico destacando que as condições são favoráveis à ocorrência de chuva de moderada a forte intensidade, possivelmente acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas. Se não chover nesta sexta-feira não há previsão de chuva até o final do mês.
A umidade que poderá causar a chuva vem pela Zona de Convergência do Atlântico Sul que também é responsável pelas chuvas em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e norte de Santa Catarina. “Temos que torcer para que a chuva realmente entre e venha de forma bem distribuída e em quantidade significativa”, pontua Sampaio. Hoje as temperaturas devem oscilar entre 18ºC e 26ºc devido à nebulosidade.
No sábado o sol já volta a predominar e a manhã deve começar com temperatura mínima próxima dos 12ºC. As condições permanecem no domingo e as máximas devem chegar aos 25ºC mesmo com predomínio do sol. Na segunda, terça e quarta-feira as temperaturas mínimas serão de 16ºC e as máximas em torno dos 28ºC. “Se isso ocorrer, vamos fechar o mês de janeiro com a temperatura máxima mais baixa dos últimos 33 anos, que foi no dia 17 de 30,2ºC”, antecipa Sampaio explicando que as temperaturas máximas normais para janeiro variam de 31ºC a 33ºC.
Chuva
As chuvas no mês de janeiro concentraram-se na primeira quinzena. Até agora o acumulado está em 99 mm que representa 65% da média histórica de 149,7mm. Sampaio explica ainda, que foram observadas chuvas em áreas isoladas, mas que não foram medidas pela estação.