Morre Thereza Azeredo, uma das fundadoras do Bairro Integração

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Faleceu no mês de janeiro Thereza de Moura Valente, liderança do Loteamento Professor Schisler e uma das fundadoras do Bairro Integração. Thereza, filha de Lindolfo Rodrigues e Rosa de Moura Valente nasceu dia 17 de março de 1933, na comunidade de São Pedro do Rio do Peixe, interior de mato Castelhano. Aos 21 anos casou-se com Silvino Rosa de Azeredo e desta união tiveram 14 filhos, 26 netos e 08 bisnetos. Dona Thereza como era chamada dedicou-se a criar seus filhos e netos e teve por costume orientar todos para que trilhassem os caminhos da religiosidade.

Em 1990 com um grupo de amigos liderados pelo seu esposo Silvino Rosa de Azeredo, Dona Thereza ajudou a fundar a APROSCHIS – Associação de Moradores do Loteamento Professor Schisler na varanda de sua casa, quando aquela comunidade tinha apenas seis casas. Com este ato nos próximos anos foram conquistados a água encanada pela Corsan, luminárias nos postes, linhas de ônibus, sede própria para a associação, ginásio, escola, ambulatório, asfaltos e por último a construção em andamento da creche. Seus filhos seguem os mesmos caminhos da mãe e do pai e atuam intensamente no movimento comunitário e religioso onde moram.

Em 1998 o casal Silvino e Thereza mais uma vez com um grupo de amigos se reuniram e criaram com dez comunidades o Bairro Integração e neste momento organizaram o C.C.B.I. – Conselho Comunitário do Bairro. Foi neste ano que durante um seminário listaram as prioridades para os próximos 15 anos, preparando a comunidade para o futuro. Neste trabalho estavam seus filhos, netos, noras e genros.

Thereza foi definida por uma amiga da família como uma mulher de fibra e coragem, que criou uma família e depois com esta família criou a comunidade. Na vida deu testemunhos de fé e seus atos fizeram com que na despedida toda a comunidade se unisse para homenagear uma pessoa que fez a diferença e colaborou para melhorar a vida das pessoas. O corpo foi velado na Igreja Sagrado Coração de Jesus, que Thereza ajudou a construir e sepultado no cemitério São Miguel.

Gostou? Compartilhe