Movimento prevê seminário de planejamento

A iniciativa feita em 1998 no Integração será repetida para planejar os próximos 20 anos das comunidades

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um grupo de lideranças estará organizando para abril dois seminários para debater o planejamento das regiões da Santa Marta e Integração. O objetivo é, juntamente com as comunidades e suas forças vivas, montar estratégias e ações que garantam conquistas de obras e atividades que venham a melhorar a vida da população. Este planejamento será para os próximos 20 anos, ou seja, 2013/2033 e contará com a participação de todos.

O enfermeiro Jailson Camargo, um dos organizadores deste evento informa que a ideia é envolver as faculdades de Passo Fundo, Corsan, IBGE, RGE e empresas de telefonia para que se pense em obras públicas ao longo do tempo que contemplem o crescimento das regiões, assim como equipamentos comunitários ou ampliações destes. “Queremos prevenir para que os investimentos sejam feitos de acordo com o crescimento”, disse Jailson.

Saul Spinelli, que foi um dos fundadores do Bairro Integração, destaca que em 1998 foi feito um trabalho semelhante e muitas das prioridades foram alcançadas e por isto é importante repetir o trabalho. “Tivemos ao longo dos últimos 15 anos mais de R$ 30 milhões de investimentos e grande parte foi pela mobilização feita após este trabalho de planejamento”, disse. Destacou ainda a necessidade de um viaduto ou túnel ligando a Nenê Grafef com a Xangri-la, por exemplo.

O prefeito Luciano Azevedo já confirmou presença no almoço de lançamento do seminário em fevereiro, onde também serão lançados os projetos de Natal de integração nas duas regiões e campanha permanente de reciclagem. O prefeito elogiou pela iniciativa e colocou a prefeitura à disposição para o sucesso das ações.

Eloir Rodrigues, ex-presidente da Xangri-la participou da criação do Integração e do planejamento de 1998, fala que este novo trabalho tem uma grande expectativa. “Conseguimos muito e temos muito ainda para construir”, destacou o líder que mora a mais de 50 anos naquela comunidade.

Maria Helena Bier Toglio é moradora há mais de 60 anos da Santa Marta e diz que a união de esforços será produtiva para as comunidades e deseja participar e colaborar.

A região da Santa Marta tem mais de 8 mil moradores e conta com as comunidades da Santa Marta, Força e Luz, XX de Setembro, Donária, Nossa Senhora Aparecida e Jardim America. Possui hoje uma carência em vagas para o ensino fundamental e infantil, obrigando os pais levarem seus filhos no Capinzal e Cohab II.

No Integração, um dos grandes problemas são os acessos que dependem de obras de ampliação da RS 324 e RS 153. As duas regiões foram contempladas com verba do PAC 2 para canalização, drenagem, pavimentação, sinalização e calçadas, no valor de R$ 24 milhões. O Integração, que tem uma população superior a dez mil habitantes é formado pelas comunidades do Jabuticabal, Loteamento Professor Schisler, Alvorada, Parque Recreio, Jerônimo Coelho, Xangri-la, Ipiranga, Morada do Sol, Parque do Sol e Loteamento Boqueirão.

A comissão organizadora será formada pelas escolas, associações, UBS, parceiros, igrejas, empresas, grupo de terceira idade e ainda jovens ligados ao CIEE com os trabalhos iniciados na próxima semana.

Gostou? Compartilhe