A Cáritas de Passo Fundo está comemorando 30 anos de atividades com grupos de mulheres. A história começou na Vila Bom Jesus, em 1983, com a organização das mulheres no município, que mais tarde resultaria em dezenas de grupos em diversas localidades da região. O apoio da Cáritas Arquidiocesana para a construção de tanques comunitários no local começou a mudar a realidade e a vida das donas de casa, que antes utilizavam o rio para a lavagem de roupas. A partir deste momento, a organização de grupos de mulheres se tornou uma das principais bandeiras defendidas pela entidade – e comemora este ano 30 anos de história.
No decorrer destas três décadas, a entidade tem trabalhado com as mulheres em diversas perspectivas. Seja na organização de grupos, na formação de lideranças, no incentivo ao voluntariado, na promoção de oficinas de capacitação e geração de renda ou na realização de encontros de integração.
O desenvolvimento destas atividades propicia a reflexão de muitas temáticas pertinentes ao dia a dia das mulheres como combate a violência, preservação ambiental, combate e prevenção ao estresse, saúde da mulher, participação política e cidadã, alimentação saudável, autoestima, gênero e complementação e geração de renda.
Toda a luta das mulheres tem o objetivo de afirmar seus direitos, sua liberdade e sua dignidade. Ela revela a crença de que é possível construir relações de afeto, solidariedade e cooperação, tanto na vida pessoal, como na esfera pública. Neste sentido, a Cáritas apoia e incentiva a luta das mulheres para que elas se afirmem como agentes de transformação social, como sujeitos políticos da própria história e da história de nossas comunidades.
Dois espaços que propiciam de forma muito significativa o desenvolvimento destes fatores são os grupos de mulheres – que atualmente somam mais de 40 na arquidiocese de Passo Fundo – e os encontros arquidiocesanos – realizados de dois em dois anos para reunir todas as mulheres integradas nas ações da Cáritas.
Encontro
Este ano, o XI Encontro Arquidiocesano de Mulheres será realizado na Paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, no dia 09 de março. O momento terá como tema “A missão da Mulher Cáritas: na sociedade, na família, na Igreja e com a Juventude” e deve reunir cerca de 400 participantes.