O Secretário de Saúde de Passo Fundo Luis Arthur esteve reunido na segunda-feira com a Associação de Moradores da Victor issler e equipe do PSF da comunidade. A pauta foi o fechamento ou não da unidade, em função da inauguração em 2012 da UBS Adirbal Corralo na entrada do bairro.
A unidade em discussão fica no prédio da Igreja e a prefeitura fará um debate com toda a comunidade em reunião marcada pela entidade comunitária. Luis Arthur declara que a decisão final será dos moradores e neste encontro também levará informações da possibilidade da UBS Corralo absorver a demanda do outro ambulatório.
A Associação de Moradores que tem como Presidente Jorge Nascimento, declara que tem um abaixo assinado pela manutenção dos dois ambulatórios e que será um retrocesso o fechamento da unidade da Victor Issler. Nascimento ainda comenta que mobilizará a comunidade para pedir que sejam ampliados os serviços naquela região. “Constantemente recebemos reclamações de que temos poucas fichas na UBS Corralo e queremos explicação disto também”, desabafou Jorge Nascimento. O relato é que algumas pessoas são obrigadas a ir 05h para frente do ambulatório para conseguir ficha de atendimento e a grande maioria voltam frustrados para casa.
Hoje na unidade da Victor Issler tem atendimento médico uma vez por semana e na UBS Corralo mesmo com três médicos o atendimento é em torno de 30 fichas diariamente em uma região de oito mil pessoas.